quinta-feira, setembro 19, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioINTERIOR DO AMAZONASbarcelosBarcelos 264 anos, muitas histórias, muitos peixes e potencial de crescimento !...

Barcelos 264 anos, muitas histórias, muitos peixes e potencial de crescimento ! Por Radson Alves !

O Segundo maior município do Brasil em área territorial (com área de 122.476 km²),  completa mais um ano nesse dia 06 de maio:   264 anos.

Com aproximadamente 28 mil habitantes, a cidade que fica localizada no NORTE DO AMAZONAS proxima à região da Cabeça do Cachorro (Alto Rio Negro), está a 401 quilômetros da Capital Amazonense.
O Município foi oficialmente criado em 1931.   Mas Barcelos foi fundada em 1728 e  elevada à vila em 6 de maio de 1758, data a partir da qual se conta a idade.
Em 1788 o Coronel Manuel da Gama Lobo D’Almada é nomeado Governador da Capitania e três anos mais tarde a sede da capitania passa para o Lugar da Barra (Manaus), retornando à Barcelos em 1799. Em 1808 a sede é transferida definitivamente para o Lugar da Barra, e em 1806, obedecendo a ordens do Governador Joaquim Vitório da Costa, são demolidos todos os prédios da Vila de Barcelos, à exceção do palácio, da provedoria e da Igreja.     A partir dessa transferência, Barcelos entrou num profundo estado de decadência, ficando na condição de simples Comarca.

A chegada da ORDEM DOS PADRES SALESIANOS no início do século XX, deu inicio a uma recuperação de Barcelos, que voltou a erguer-se novamente . Em 1938 com o Decreto-Lei estadual nº 68, em 31 de março, Barcelos recebeu foros de cidade. Em 04 de junho de 1968, trinta anos mais tarde, a região de Barcelos é reconhecida como área de segurança nacional pela Lei Federal nº 5.449 .

 

Barcelos é área estratégica de Segurança Nacional, por fazer fronteira com a Venezuela

A produção agrícola, baseada nas culturas de frutas como banana, açaí, castanha e tuberculos como macaxeira e mandioca tem potencial para crescimento. Atualmente não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome, motivo pelo qual o Governo do Amazonas determinou ao município, atenção especial do Sistema Sepror (Secretaria de Produção Rural, Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDAM), Agencia de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agencia de Defesa (ADAF), afim de potencializar o cultivo e comercialização no Setor Primário barcelense.

Imagem de Autazes. Pintura do Século 19

 

Imagem dos dias atuais da cidade que ja foi a Capital do Amazonas

Nos dias atuais a principal fonte de renda é a pesca sustentável de PEIXES ORNAMENTAIS, com destaque para o Cardinal e o Acará Disco. A grande produção desses peixes permite uma considerável exportação com mais de  20 milhões de peixes por ano para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que a especie mais comercializada é o Cardinal.

Barcelos, foi a primeira capital do Amazonas, por isso é uma cidade bastante desenvolvida, comparada à outros municípios amazonenses,  sobretudo uma cidade repleta de riquezas naturais, culturais , históricas e de uma população altamente politizada..

A festa em 2022, com direito a atração Nacional, é no Piabódromo(espaço onde é realizada a principal festa da cidade FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL CARDINAL X ACARÁ DISCO)…

Mas a dura realidade Barcelense é nas ruas, nos bairros, onde a população aguarda a melhoria de vida, como foi prometido em campanha pelo atual prefeito, Edson Mendes.  A falta de estrutura de alguns locais de Barcelos, que desespera os cidadãos barcelenses, não parece ser prioridade para o chefe do executivo municipal, que promove uma grande festa no PIABÓDROMO.


E apesar de ser merecida a lembrança dos 264 anos de Barcelos, não há muita coisa a ser comemorada.

Alguns bairros, como Marará e Santo Antônio estão completamente esquecidos pelo poder publico, e literalmente atolados em lama, disputando espaço , onde deveria ser calçada, com matagal.

Uma das cidades mais belas do Amazonas, destruída e que silenciosamente pede socorro.



Dias melhores virão.

“Quem faz a cidade somos nós. Nossa mensagem é de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor.”

Foi com essa frase que o Barcelense  Engenheiro de Pesca Radson Alves, conhecido como Radinho, iniciou esta sexta-feira 06 de maio.  Exercendo o cargo de diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentavel do Amazonas(IDAM), Radinho mantem sua preocupação, à distancia, e está constantemente em contato com o povo Barcelense.  Radinho, como é conhecido, é um dos profissionais mais bem preparados para atuar no Setor Primário do Amazonas, como um vasto currículo acadêmico e grande experiência no serviço publico. Em 2020, pela primeira vez,  ele colocou seu nome à disposição do povo Barcelence. Concorreu à prefeitura de Barcelos, quando ficou em segundo colocado por 508 votos, mas sua dedicação à cidade natal, permanece e é diária.

“Mesmo com nossa corrida vida profissional, sempre estou atento ao dia-a-dia de Barcelos. Nossa cidade é um patrimônio histórico que precisa de muito zelo e carinho. As famílias tem direito a uma vida mais segura, mais estruturada, mais atualizada e menos sofrida. Fazemos votos que tudo de bom ocorra para os Barcelenses e estamos sempre trabalhando por isso !”, finaliza Radinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img