domingo, setembro 29, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA BRASILPressão eleitoral. Aliados de Bolsonaro atropelam Paulo Guedes e ampliam a PEC...

Pressão eleitoral. Aliados de Bolsonaro atropelam Paulo Guedes e ampliam a PEC dos Combustíveis

Quanto vale uma reeleição? Na mais nova dança dos números, a ala do “centrão” aliada de Bolsonaro em sua tentativa desesperada de reeleição tenta rasgar o cobertor das contas públicas e zerar os impostos sobre combustíveis fósseis neste e no próximo ano.

A proposta de emenda constitucional (PEC) protocolada pelo deputado Christino Áureo (PP/RJ) na semana passada – e assinada por um técnico da Casa Civil -, permite ao governo zerar os impostos sobre todos os combustíveis, bem como do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), sem que seja necessária a compensação com a alta de outros tributos.

Sem entrar na questão da crise climática, que requer medidas drásticas para redução das emissões de gases de efeito estufa, sendo uma delas o fim do subsídio aos combustíveis fósseis, a medida poderá gerar impactos graves nas contas públicas, como aponta o Valor.

O objetivo, segundo o jornal, é afagar os eleitores hoje insatisfeitos com a alta dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel devido à política de preços da Petrobras. Entretanto, a medida pode trazer poucas vantagens para o consumidor final, já que a alta do preço do barril de petróleo no mercado internacional e a desvalorização do Real frente ao dólar podem pressionar para cima o preço dos combustíveis.

Fontes ouvidas pelo Valor indicam que o custo da PEC, se aprovada, ficará em torno de R$ 54 bilhões anuais, valor maior do que o total de investimentos previstos para este ano.

A medida contraria a posição da equipe econômica. O ministro Paulo Guedes defende desoneração apenas para o óleo diesel, medida que agradaria aos caminhoneiros. Guedes está de cabelo em pé também com a chamada “PEC Kamikaze”, proposta pelo Senado, que além de desonerar impostos federais sobre óleo diesel e energia elétrica, quer também criar um “vale” de R$ 1,2 mil para caminhoneiros e socorrer o setor de ônibus urbanos, segundo O Globo.

Guedes foi chamado de “goleiro mais vazado do campeonato” pela colunista Maria Cristina Fernandes no Valor, por estar perdendo o prestígio e tendo de dividir a gestão do orçamento com a Casa Civil, hoje comandada por Ciro Nogueira, do Progressistas.

Em tempo: Embora anuncie que está de olho em novos mercados de transição energética, promovendo estudos em energia geotérmica, diferentes tipos de energia eólica e fotovoltaica, a Petrobras mostra, na prática, que o foco ainda está em melhorar o desempenho dos setores de extração e refino de petróleo. O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, chama a estratégia de “melhor produção com menor nível de carbono”, mas reitera que o foco é entregar valor para os acionistas e investidores. Para isso, confirmou o início de atividades de exploração da Margem Equatorial no segundo semestre. Valor e Canal Energia trazem mais informações.

ClimaInfo, 7 de fevereiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segurança hídrica. Mudanças climáticas afetam os recursos hídricos no mundo?

A segurança hídrica está cada vez mais sob ameaça em nosso planeta. As alterações climáticas têm um papel crucial nessa questão, afetando diretamente a...

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as bets, como ficaram conhecidas as plataformas virtuais...

Mulheres ribeirinhas da Amazônia impulsionam turismo comunitário

Com o objetivo de melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o...

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img