Escoteiros do Amazonas realizam ação social de saúde para comunidade da Zona Leste de Manaus: 1° ESCOM – Escotismo, Saúde e Comunidade.
No próximo sábado, (29 de julho), adultos, jovens e crianças do Movimento Escoteiro, irão realizar uma grande ação social de saúde para os moradores do bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. A ação é promovida e coordenada pelo Grupo Escoteiro Murilo Braga e tem o principal apoio da Instituição Casa Mamãe Margarida, sede do grupo e da Secretaria Municipal de Saúde, através do Distrito Leste de Saúde: UBS Gebes de Medeiros.
Serão oferecidos vários serviços de saúde, em diversas áreas, os destaques são:
Consultas médicas: 210, dentre elas: 90 consultas pediátricas, 90 consultas com Clínico Geral, 30 Consultas com Ginecologista.
Dentistas: que farão aplicação de flúor e orientação bucal, distribuição de kits odontológicos para adultos e crianças: fio, creme e escova dental.
A comunidade ainda poderá contar com Palestras informativas sobre Diabetes e Hipertensão Arterial, Palestras sobre ISTs/AIDS; Testes rápido (HIV e Sífilis); distribuição de preservativos; verificação de Peso; aferição da pressão arterial; controle de glicemia; dispensação de medicamentos (Farmácia); atualizações de vacinas; Preventivos, além de muitas brincadeiras e divertimento para as crianças.
Os Escoteiros farão Exposição de suas pioneirias, um sub-campo com cama suspensão/mesa, barraca de lona, lixeira para coleta seletiva, canto do lenhador. E distintivos, lenços, literaturas, botina, cintos, dentre outros.
O evento terá inicio às 8 horas da manhã e deve se estender até às 12 hora, a previsão é que mais de 5 mil pessoas sejam atendidas pelas equipes de saúde. O palco dessa grande ação será a sede da Casa Mamãe Margarida, Instituição que atende 240 meninas entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. Para a coordenadora, idealizadora da Ação e integrante do Movimento Escoteiro, Gracilene Medeiros o evento visa trazer os serviços de saúde à comunidade carente do bairro São José Operário. “Idealizamos essa ação em parceria com outros adultos do movimento Escoteiro, nosso grande objetivo é ajudar na construção de um mundo melhor mais fraterno e justo, ensinamos isso aos nossos escoteiros, durante as nossas reuniões. Queremos deixar um legado para esses jovens e também contribuir com essa comunidade” disse Gracilene.
Vale ressaltar, que essa é a primeira Ação na História do Movimento Escoteiro do Amazonas, que beneficiará o maior número de pessoas em uma Ação Comunitária!
Durante o evento, jovens, crianças e até mesmo os adultos poderão conhecer de perto o maior movimento de educação não formal do mundo. Presente em 216 países e territórios o movimento escoteiro é considerado a maior ONG do planeta, destinado a crianças e jovens de 6 anos e meio até os 21 anos de idade.
O escotismo visa por meio de atividades variadas e atraentes incentivar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Serviço aos jornalistas e editores
O que: Ação Social de Saúde dos Escoteiros – 1° ESCOM.
Quando: Sábado dia 29 de julho de 2017
Onde: Casa Mamãe Margarida (R. Penetração II, 27 – São José Operário)
Horário: das 8h às 12 horas
Sugestão de Entrevista: Gracilene Medeiros (92) 99198-1038
—
Fábio de Oliveira Costa
Jornalista
MTB:59364/SP
Cel(92) 98207-1066
(92) 99429-1757
Manaus AM