terça-feira, fevereiro 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeLAZERMova-se 2019 de Dança, com edital do Ibero-Americano de Cooperação em Artes...

Mova-se 2019 de Dança, com edital do Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena)


Festival Mova-se de Dança ganha edital do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena)


A XI Edição do Mova-se é um dos cinco selecionados a receber auxílio financeiro do Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas (Iberoscena), que tem como objetivo a promoção nos Estados Membros a criação de espaço para a integração das Artes Cênicas. Em 2020, o festival receberá espetáculos internacionais vindos do Equador, Colômbia e Peru.

Para João Fernandes, diretor do festival Mova-se, esse prêmio vem contribuir com o intercâmbio que o evento propõe, o diálogo com outros países é benéfico para o Amazonas, tendo em vista o grande números de participantes do Mova-se.

“O Mova-se é um dos maiores festivais do Brasil é em suas últimas edições recebeu vários grupos e artistas vindos de outros países. Sempre pensamos em aumentar nossa programação com espetáculos que possibilitem o intercâmbio. Antes já fazíamos, agora vamos aumentar nossa programação em mais de 100% com espetáculos internacionais”, diz o diretor do Festival Mova-se, João Fernandes.

A Cooperação é composta por 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Esses países fazem uma contribuição anual de recursos, para constituir um fundo econômico competitivo, aberto a profissionais de artes cênicas residentes nos países membros do programa.

O Fundo Ibero-Americano de Assistência à Iberescena foi criado em novembro de 2006 com base nas decisões adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Montevidéu (Uruguai), sobre a implementação de um programa de promoção, intercâmbio e integração da atividade das artes performáticas ibero-americanas.

Das três linhas de ajuda, a destinada a Festivais e Espaços Cênicos para Programação de Shows (com um total de 282 inscrições) corresponde a 42,5% dos projetos registrados na Plataforma. Seguido em segundo lugar pela linha de Auxílio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com 216 propostas e, finalmente, em 25% do total, as 166 propostas de Experiências de Criação em Residência.O edital IBERESCENA 2019-2020 terminou em 13 de setembro, com um total de 664 pedidos. Este é o maior número de aplicativos registrados na história do programa.

FABRÍCIO NUNESJornalista – DRT 0001092/AM

 

Fone: (92) 98194-0313 (whatsapp)

Facebook: www.facebook.com/prodfabricionunes

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...

Regras Sociais que podem te ajudar

Sempre que duas pessoas ou mais passam a conviver, surgem os atritos... muitos deles podem ser evitados com alguns cuidados, diarios e continuos. 1. Não...

Kennedy Marques conduz prisão de homem que abandonou animais em sacos de lixo

O vereador Kennedy Marques (PMN), acompanhou, na madrugada desta sexta-feira (09/02), a prisão de um homem que abandonou dois cães dentro de sacos de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img