sexta-feira, junho 14, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDE40% das cirurgias plásticas realizadas no Brasil têm o objetivo de reparar...

40% das cirurgias plásticas realizadas no Brasil têm o objetivo de reparar ou restaurar alguma parte ou função do corpo

Especialista da rede São Camilo de SP explica como os benefícios funcionais vão além da estética

O número de cirurgias plásticas cresce a cada ano no Brasil e no mundo, porém, uma informação ainda pouco difundida é que existem procedimentos que vão além da estética e buscam corrigir ou restaurar funções importantes no organismo, como é o caso das cirurgias reparadoras ou reconstrutoras.

Segundo dados coletados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ao menos 40% dos procedimentos realizados no país são de cunho reparador, sendo considerado um setor indispensável tanto quanto as demais vertentes do segmento.

“Muitos brasileiros, quando pensam em cirurgia plástica, ainda vêem somente correções estéticas e procedimentos de beleza. Porém, o número de cirurgias reparadoras é muito significativo, e conhecer mais sobre os casos e como realizar o procedimento é de suma importância. É provável que todos conheçam ou tenham tido contato com alguém que já realizou ou vai precisar de uma cirurgia reparadora”, comenta o Dr. Walter Matsumoto, cirurgião plástico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Como o nome sugere, as cirurgias reparadoras ou reconstrutoras são indicadas para pacientes que desejam fazer uma correção ou reparação em estruturas danificadas por deformidades congênitas (de nascença) ou são lesões adquiridas no decorrer da vida, como no caso de acidentes, feridas ou doenças. Em pacientes oncológicos, a atuação mais comum acontece no câncer de pele e de mama.

Ainda que o aspecto estético também seja levado em consideração e possa ter influência na cirurgia, esse procedimento tem o seu foco nos benefícios funcionais que o paciente passará a ter ou quer recuperar.

Segundo o Dr. Walter, as principais cirurgias reparadoras são:

Reconstrução mamária;
Reparação de cicatrizes provocadas pelo câncer de pele;
Reconstrução de traumas e fraturas na face;
Cirurgia reparadora de queimaduras de segundo ou terceiro grau;
Cirurgia reparadora pós-bariátrica;
Além dos casos citados, existem outras situações em que a intervenção cirúrgica reparadora pode ser indicada para a proteção do paciente, como a retirada de pintas e sinais, uma vez que podem se tornar tumores malignos, redução de cicatrizes e reconstrução de pacientes com lábio leporino, por exemplo.

Quais benefícios o procedimento proporciona?

As cirurgias reparadoras ou reconstrutoras possuem uma série de benefícios que os pacientes podem sentir logo após o período de recuperação do operatório. O primeiro deles é justamente recuperar as funções do organismo, deixando-as o mais próximo do considerado “normal” pela medicina.

“Um paciente que tenha adquirido um trauma no nariz, por exemplo, pode apresentar dificuldades no processo de respiração, e a cirurgia pode não só corrigir esteticamente, devolvendo a autoestima e permitindo que respire melhor e tenha uma nova qualidade de vida. Qualquer área do corpo que tenha um papel importante pode ser prejudicada no desempenho de suas atividades devido a algum trauma físico ou característica de nascença”, explica o Dr. Walter.

Além disso, uma cirurgia reparadora também é um procedimento de saúde mental, porque a aparência física desempenha um papel significativo no organismo, por isso, quando uma pessoa sofre uma lesão ou trauma, pode ter um impacto profundo no emocional.

“É possível afirmar que toda cirurgia reparadora também busca contribuir na autoestima e na qualidade de vida de quem passa pelo procedimento”, destaca o especialista.

Quando procurar um cirurgião plástico reparador?

O paciente deve procurar esse serviço se deseja fazer uma correção ou reparação de características da pele congênita, ou por decorrência de algum trauma no corpo, como acidentes, e reconstrução das mamas em pacientes que tiveram câncer são alguns exemplos desse tipo de cirurgia plástica.

Também podem ser indicadas por conta de lesões corporais específicas, como queimaduras de segundo e terceiro grau, assim como pessoas que fizeram cirurgia bariátrica e desejam aplicar correções na região do procedimento.

“É importante que o paciente tenha conhecimento que a cirurgia reparadora é mais complexa do que a estética, e também pode exigir mais etapas, dependendo do caso. Então é fundamental consultar um especialista na área para não correr riscos”, finaliza o Dr. Walter Matsumoto.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade, como Oncologia e Transplantes de Medula Óssea. Conta também com 1 Unidade especializada em Reabilitação e Cuidados Paliativos na Granja Viana.
Os hospitais gerais com atendimentos privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.

Paulo Ariel

(12) 99195-5950
e-mail: paulo.ariel@agenciacontatto.com.br www.agenciacontatto.com.br
Twitter: @agenciacontatto www.facebook.com/contattocomunicacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Juliana Felipe de São Gabriel da Cachoeira Conquista Ouro nos JEBs 2024 e Orgulha o Amazonas

A talentosa atleta Juliana Felipe, da Acopajam, de São Gabriel da Cachoeira, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Maceió, conquistando uma medalha...

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...

Delegado João Tayah retira placa de apologia à pena de morte em via pública

O delegado de polícia e pré-candidato a vereador pelo PT, João Tayah, retirou uma placa fixada em um poste da Avenida Torquato Tapajós, no...

“Semana Solo Seguro Favela”, Urbanismo Sustentável no Amazonas

De 3 a 7 de junho de 2024, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai realizar a 1a. edição da “Semana Solo Seguro...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img