terça-feira, maio 28, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioESPORTESESP. AMADORCom Caprichoso e Garantido, começa o Jeas em Parintins

Com Caprichoso e Garantido, começa o Jeas em Parintins

Com a presença de Caprichoso e Garantido, cerimônia de abertura do Jeas reúne mais de 7 mil pessoas no bumbódromo de Parintins

Com a presença dos bumbás Caprichoso e Garantido, a cerimônia de abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) reuniu mais de 7 mil pessoas no Bumbódromo de Parintins, na noite desta quinta-feira (24).

O evento, que teve ainda a participação do Vidativa e do grupo de idosos do município, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado, Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou com o apoio da prefeitura da Ilha Tupinambarana.

A cerimônia – Com uma bonita apresentação, a fanfarra do Centro Educacional de Tempo Integral Dep. Gláucio Gonçalves (CETI), juntamente com a companhia de dança do Educandário, abriu oficialmente a solenidade do Jeas em Parintins.

O segundo momento da cerimônia foi marcado pelo desfile das delegações. Os alunos de Barreirinha foram os primeiros a entrarem no Bumbódromo, seguidos dos estudantes de Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins.

Tocha – O revezamento da Tocha Olímpica, que saiu da 3ª Cia. Independente de Bombeiros de Parintins e percorreu a rua Paraíba até o Bumbódromo, foi um dos pontos altos do evento. A atleta Manoela Matos, campeã brasileira de salto em altura e aluna do Centro Educacional de Tempo Integral Dep. Gláucio Gonçalves (CETI) foi a primeira a conduzir a Tocha, que antes de chegar a Arena do Festival de Parintins, passou ainda pelas mãos de ex-atletas, que participaram da primeira edição dos Jogos de Parintins no ano de 1976.

A ex-atleta Maria Nilba Reis, recordista brasileira e sul-americana de arremesso de peso, e Gabriel Arcanjo, campeão Brasileiro de futsal, foram os escolhidos para acender a Pira Olímpica.

“É impossível não se emocionar, estar aqui nessa noite linda é uma honra. Passou um filme na minha cabeça, essa cerimônia mostrou que o esporte vive em Parintins. Agradeço ao governo do estado e a prefeitura por esse momento”, comentou Nilba Reis.

Entre as autoridades, além do prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, do vice-prefeito de Boa Vista do Ramos, Júnior Andrade, e da coordenadora da Seduc em Parintins, Odinea Garcia, o secretário da Sejel, Manoel Almeida – que antes da solenidade visitou as delegações e acompanhou alguns jogos do Jeas – também prestigiou o evento e falou sobre a importância da realização dos Jogos Escolares do Amazonas.

“É emocionante estar aqui representando o governador Amazonino Mendes, e ver tantos jovens reunidos para celebrar o esporte. O Jeas movimenta não só quem participa diretamente, mas também envolve a comunidade e as famílias e isso é fundamental. É um dever do governo promover os Jogos Escolares. Quero parabenizar a todos que participaram dessa linda solenidade no palco do Festival Folclórico de Parintins”, comentou Manoel Almeida.

Boi-bumbá – Como não poderia deixar de ser, o encerrando da cerimônia foi ao ritmo de muito boi-bumbá. A Marujada e a Batucada alegraram a festa e fizeram todo mundo dançar o dois pra lá, dois pra cá de Caprichoso e Garantido.

Parintins é o terceiro polo do Jeas e as disputas, que vão até a próxima terça-feira (29), envolvem 1180 atletas dos municípios de Barreirinha, Nhamundá, Maués e Boa Vista do Ramos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img