terça-feira, fevereiro 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeCULTURA19 de abril.   Uma data emblemática.

19 de abril.   Uma data emblemática.

Uma homenagem tardia, mas sempre atual e justa !


Foi muito bom ver todas as manifestações do dia 19 de abril, que além de ser o dia do Exército é o dia do índio.
Sobre o Exercito, temos pouco a acrescentar, pois sabemos da importância dessa instituição para a soberania nacional.

Ressaltamos sim,  aqui a criação por Getulio Vargas, do dia do Índio. O Índio, que aqui estava a dezenas de centenas de anos. Que foi massacrado , que sofreu e que e tanto sofre para sobreviver mantendo vivas as próprias tradições.  O índio que foi quase extinto da terra onde um dia foi dono. O índio que enfrenta todos os tipos de preconceitos, mas que heroicamente ganha a cada dia, espaço no discurso dos mais iluminados brasileiros, pois representam o que há de mais original na Terra Brasilis e que podem, a todo instante, mesmo após mais de 500 anos de perseguições, ensinar ao “branco” novas lições diariamente. O índio que fala diversos idiomas e dezenas de dialetos para poder lutar por seus direitos. O índio que encara os desafios “brancos”, que é bacharel, que é Mestre, que é Doutor e que apesar das dores, não perde a gentileza.

A todos que lembraram do verdadeiro dono do Brasil, parabéns.
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril e foi instituído no Brasil durante o governo Vargas.

Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

Origem da Data – DIA DO INDIO

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o “1.º Congresso Indigenista Interamericano”, no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.

Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.

Algumas informações históricas sobre a data 19 de abril.
·  797 — Imperatriz Irene organiza uma conspiração contra seu filho, o imperador bizantino Constantino VI. Ele é deposto e cegado.

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...

Regras Sociais que podem te ajudar

Sempre que duas pessoas ou mais passam a conviver, surgem os atritos... muitos deles podem ser evitados com alguns cuidados, diarios e continuos. 1. Não...

Kennedy Marques conduz prisão de homem que abandonou animais em sacos de lixo

O vereador Kennedy Marques (PMN), acompanhou, na madrugada desta sexta-feira (09/02), a prisão de um homem que abandonou dois cães dentro de sacos de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img