quarta-feira, dezembro 11, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOS1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

Na ultima sexta feira de outubro(25), a Praça da Saudade no centro da capital Amazonense, foi palco da passeata que levou à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais, Queer e Intersex (LGBTQIA+), os motivos para a concientização e soma de forças entre os movimentos sociais. A fomentação permanente das defesas desse grupo social necessitam ser duradouras e não apenas sazonais, em um dia de manifestação. É uma nova narrativa no cenário social quanto à comunidade reprimida por uma sociedade extremamente conservadora.

q’Com o tema “Diversidade, União e Democracia”, a 1° Parada Livre LGBT chama para a reflexão política e demarcação de território, direitos igualitários e igualitários como declara a Professora e membro fiscal do manifesta LGBT Patrícia Melo. “A parada faz com que estejamos na rua, no sol, demonstrando que a cidade também é nossa e que a sociedade precisa nos reconhecer como parte dela”. Melo também ressalta que, “aqui também é um lugar de encontro de enxergar que nós não estamos sozinhos, por quê luta política é luta coletiva.”

Gabriel Mota membro da comissão organizadora explica que precisamos de mais eventos com notoriedade LGBT em Manaus, “o movimento LGBT é um evento cívico e político de varios movimentos sociais, unificando-os para politizar e educar não só os membros da comunidade, mas quem está na rua assistindo”, destacou Mota.

Muitas atrações alegraram o público na noite da festividade. Os momentos de diversão, planejados e executados com muita responsabilidade, foram aproveitados para fazer a educação lúdica dos participantes e de quem apreciou o ato.

O Fórum de Aids esteve presente com orientações sobre a prevenção do vírus, os exames rotineiros e o tratamento. Evalcilene Santos, Presidente do Fórum de ONGs AIDS, conta que “todas as pessoas podem e merecem se divertir, mas com responsabilidaede. O uso dos preservativos e outros apetrechos de prevenção às DSTs são obrigatórios, mas há um preconceito grande que relaciona o HIV com os LGBTs, isso não tem nada a ver, pois qualquer pessoa que transa sem proteção está vulnerável ao vírus.”

O evento contou com o apoio do Governo Estadual e Municipal. A titular da Secretaria de Estado e Justiça (Sejusc), Caroline Braz, esteve presente em todo o processo de organização e ofereceu a comunidade os serviços como registros de nome social e conversas sobre uso de drogas e entre outras. “Hoje o estado do Amazonas está efetivando o Conselho Estadual de Combate a Discriminação a LGBT (CECOD/LGBT), estamos dando voz a comunidade, criando a oportunidade aos LGBT’s se manifestar coincidentemente com o poder público.” Ressaltou.

Braz destacou ainda que a comunidade pode contar com o Governo do Estado e comemorou a criação da delegacia para denúncias de LGBTfobias na Delegacia Geral.

Os participantes mostraram-se animados com o evento. Lucas Lima, conta que se surpreendeu positivamente pela receptividade de quem presenciou a manifestação. “Foi a primeira parada livre, descaracterizando o que já era defendido antes, somente os gays. Nesse formato a visibilidade é para toda comunidade LGBTQAI+”. Comentou Lima.

Uma das organizadoras do evento, Pepê Vlogay, disse ao portal O Arauto da Diversidade que está muito confiante para as próximas edições. “A intenção é sempre fazer mais e melhor, mas até o presente momento todas as situação inesperada estão sendo resolvidas dentro dos conformes, e quando as pessoas não morrerem e forem respeitadas por serem quem são, comemoraremos uma vitória. Estamos só no começo, ainda temos muitas batalhas a serem vencidas e que dependem da nossa união”, destacou a youtuber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Entregadores organizam ‘breque’ por melhorias no iFood em Manaus

Um grupo de entregadores que trabalha por meio do aplicativo iFood organizou uma paralisação neste domingo (8) pedindo melhorias para os entregadores. Segundo Kelvin...

Caravanas de Natal da Coca-Cola visitam quatro cidades do Amazonas; confira detalhes

Para celebrar a magia de uma das épocas mais emocionantes do ano, a Caravana de Natal da Coca-Cola já está percorrendo o país desde...

CMM aprova Conselho de Igualdade Racial

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (04/12), o projeto de lei do executivo municipal que cria o Conselho de Promoção à Igualdade...

Lula institui Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana,...

Sefaz-AM investiga entrada de roupas no Amazonas por via aérea

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no Amazonas sem nota fiscal, cresceu em virtude do aquecimento do...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img