quinta-feira, julho 25, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOS1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

1° Parada Livre cria novos horizontes a comunidade LGBTQA+

Na ultima sexta feira de outubro(25), a Praça da Saudade no centro da capital Amazonense, foi palco da passeata que levou à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais, Queer e Intersex (LGBTQIA+), os motivos para a concientização e soma de forças entre os movimentos sociais. A fomentação permanente das defesas desse grupo social necessitam ser duradouras e não apenas sazonais, em um dia de manifestação. É uma nova narrativa no cenário social quanto à comunidade reprimida por uma sociedade extremamente conservadora.

q’Com o tema “Diversidade, União e Democracia”, a 1° Parada Livre LGBT chama para a reflexão política e demarcação de território, direitos igualitários e igualitários como declara a Professora e membro fiscal do manifesta LGBT Patrícia Melo. “A parada faz com que estejamos na rua, no sol, demonstrando que a cidade também é nossa e que a sociedade precisa nos reconhecer como parte dela”. Melo também ressalta que, “aqui também é um lugar de encontro de enxergar que nós não estamos sozinhos, por quê luta política é luta coletiva.”

Gabriel Mota membro da comissão organizadora explica que precisamos de mais eventos com notoriedade LGBT em Manaus, “o movimento LGBT é um evento cívico e político de varios movimentos sociais, unificando-os para politizar e educar não só os membros da comunidade, mas quem está na rua assistindo”, destacou Mota.

Muitas atrações alegraram o público na noite da festividade. Os momentos de diversão, planejados e executados com muita responsabilidade, foram aproveitados para fazer a educação lúdica dos participantes e de quem apreciou o ato.

O Fórum de Aids esteve presente com orientações sobre a prevenção do vírus, os exames rotineiros e o tratamento. Evalcilene Santos, Presidente do Fórum de ONGs AIDS, conta que “todas as pessoas podem e merecem se divertir, mas com responsabilidaede. O uso dos preservativos e outros apetrechos de prevenção às DSTs são obrigatórios, mas há um preconceito grande que relaciona o HIV com os LGBTs, isso não tem nada a ver, pois qualquer pessoa que transa sem proteção está vulnerável ao vírus.”

O evento contou com o apoio do Governo Estadual e Municipal. A titular da Secretaria de Estado e Justiça (Sejusc), Caroline Braz, esteve presente em todo o processo de organização e ofereceu a comunidade os serviços como registros de nome social e conversas sobre uso de drogas e entre outras. “Hoje o estado do Amazonas está efetivando o Conselho Estadual de Combate a Discriminação a LGBT (CECOD/LGBT), estamos dando voz a comunidade, criando a oportunidade aos LGBT’s se manifestar coincidentemente com o poder público.” Ressaltou.

Braz destacou ainda que a comunidade pode contar com o Governo do Estado e comemorou a criação da delegacia para denúncias de LGBTfobias na Delegacia Geral.

Os participantes mostraram-se animados com o evento. Lucas Lima, conta que se surpreendeu positivamente pela receptividade de quem presenciou a manifestação. “Foi a primeira parada livre, descaracterizando o que já era defendido antes, somente os gays. Nesse formato a visibilidade é para toda comunidade LGBTQAI+”. Comentou Lima.

Uma das organizadoras do evento, Pepê Vlogay, disse ao portal O Arauto da Diversidade que está muito confiante para as próximas edições. “A intenção é sempre fazer mais e melhor, mas até o presente momento todas as situação inesperada estão sendo resolvidas dentro dos conformes, e quando as pessoas não morrerem e forem respeitadas por serem quem são, comemoraremos uma vitória. Estamos só no começo, ainda temos muitas batalhas a serem vencidas e que dependem da nossa união”, destacou a youtuber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...

OAB AM inaugura ponto de inclusão digital em Careiro Castanho

  Na segunda-feira, 15/07, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), na gestão de Jean Cleuter, inaugurou mais um Ponto de Inclusão Digital...

Darius Nakai explica diferença entre harmonização orofacial e cirurgia plástica

O ser humano nunca está satisfeito plenamente com a aparência. Sempre em busca de uma beleza única, muitas pessoas têm explorado diferentes opções, destacando-se...

Di María se aposenta após mais um título: “Ganhei tudo”

Ser destaque em uma Seleção que tem Lionel Messi não é  e nunca foi missão fácil. Mesmo assim, Angel Di MAria sempre esteve lá,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img