sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILSTF volta a julgar revisão da vida toda do INSS no plenário...

STF volta a julgar revisão da vida toda do INSS no plenário virtual

Entre os dias 23 e 30 deste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar a revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no plenário virtual da corte.

Será analisado pelos ministros do STF recurso contra decisão tomada em março deste ano, que derrubou a possibilidade de pedido da correção ao julgar duas ações de 1999, as ADIs (Ações Direta de Inconstitucionalidade) 2.110 e 2.111.

A revisão da vida toda do INSS pede a correção do benefício para incluir, no cálculo da renda previdenciária, salários antigos, de antes de julho de 1994.

Decisão do STF

Em março deste ano, os ministros do STF entenderam que o artigo 3º da lei 8.213, que criou o fator previdenciário, é constitucional e cogente. ( Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Em março deste ano, os ministros do STF entenderam que o artigo 3º da lei 8.213, que criou o fator previdenciário, é constitucional e cogente. Assim, a norma não pode ser derrubada para calcular o melhor benefício, aplicando a regra fixa, quando a regra de transição for menos benéfica ao segurado.

O pedido da revisão da vida toda era pela aplicação da regra definitiva, possibilitando utilizar todos os salários na conta da aposentadoria, incluindo os mais antigos.

Agora, no julgamento do recurso, o STF vai analisar o pedido do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), de embargos de declaração, quando se solicita esclarecimento de pontos do julgamento. A ação é para que ações judiciais que já tinham conquistado na Justiça o direito à revisão sigam válidas.

Em 2022, o STF havia aprovado a tese da revisão da vida toda. Baseado nisso, o Ieprev quer que o novo marco contrário à correção passe a valer a partir da decisão do STF de 21 de março de 2024. Segundo o instituto, existiria uma média de 102 mil ações válidas distribuídas anteriormente a 21 de março deste ano.

Na avaliação do governo, a revisão da vida toda traria uma despesa de R$ 480 bilhões aos cofres públicos ao longo dos anos. O Ieprev contesta o valor, que segundo o instituto, chegaria a R$ 3,1 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img