Amazonas – A prefeitura de Canutama, localizada a 615 quilômetros de Manaus, no estado do Amazonas, somente agora está se preparando para adquirir materiais didáticos e escolares, usando a narrativa de que precisa atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mesmo que o ano letivo tenha começado há meses. O investimento estimado é de R$ 985.970,00 (novecentos e oitenta e cinco mil, novecentos e setenta reais).
A cidade, que conta com aproximadamente dois mil alunos matriculados na rede pública municipal, de acordo com dados do IBGE referentes a 2020, poderia ter se preparado para adquirir estes materiais ainda no ano passado, quando a Câmara Municipal de Canutama autorizou Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023.
No entanto, o prefeito José Roberto Torres, nos 45 do segundo tempo, resolveu abrir um processo licitatório para adquirir os ítens didáticos e a empresa T.S Comércio e Representações, sediada em Manaus, na rua Prestes de João, número 55, Conjunto 31 de Março, bairro Japiim, Zona Sul da capital, foi a ganhadora do certame.
O Registro de Preços nº 009/2023 foi assinado pelo prefeito José no dia 16 deste mês. A divulgação oficial do processo licitatório ocorreu na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.
Agora, os pouco mais de 15 mil habitantes do município esperam que, de fato, o dinheiro seja investido na educação e não desviado como acontece em outros municípios do estado.