As mostras “Ópera para encantar”, “Gênios da Ópera” e “Ópera é tudo – Ópera é para todos” acontecerão até o dia 2 de junho nos shoppings Ponta Negra, Amazonas e Sumaúma, respectivamente
A 21ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) promete movimentar os shoppings da capital amazonense a partir de sexta-feira (20/04), com as exposições “Ópera para encantar”, “Gênios da Ópera” e “Ópera é tudo – Ópera é para todos”, que acontecerão, nos shoppings Ponta Negra, Amazonas e Sumaúma, respectivamente.
As mostras fazem parte da programação do FAO, que vai de 28 de abril a 2 de junho. A edição de 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da SEC, com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.
Intervenções artísticas, exposições de figurinos, de elementos cenográficos e fotografias são parte da proposta nos centros comerciais. O maestro Marcelo de Jesus, diretor artístico adjunto do FAO 2018, afirma que a ação aproximará os espetáculos da população.
“A ideia é popularizar os autores regionais relacionados a óperas e deixar o festival cada vez mais próximo das pessoas. O público terá uma grande surpresa, principalmente nos locais abertos desses espaços”, destaca o maestro.
Shopping Ponta Negra – A abertura da exposição “Ópera para Encantar”, marcada para às 19h desta sexta-feira (20/04), contará com um flashmob realizado pelo Coral do Amazonas, Orquestra Filarmônica e solistas da ópera “Faust” – primeira a ser apresentada no FAO deste ano. No shopping, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 5705, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, haverá a exposição de elementos de cenografia, figurinos e fotos. Em comemoração ao Dia das Mães, em 13 de maio, a Orquestra de Violões do Amazonas também apresentará um repertório especial sob regência do maestro Davi Nunes.
Sumaúma Park Shopping – A partir de sábado (21/04), às 19h, o Sumaúma Park Shopping terá a exposição “Gênios da Ópera”, com fotografias de participantes do Festival Amazonas de Ópera ao longo dos anos. Nas fotografias estão maestros, violinistas, figurinistas e músicos. O Sumaúma está localizado na Avenida Noel Nutels, 1762, bairro Cidade Nova, zona norte da cidade.
Amazonas Shopping – O Amazonas Shopping receberá “Ópera é tudo – Ópera é para todos”, a partir de domingo, 22 de abril. A inauguração acontecerá às 19h, com o “Recital Amazônico”. O centro de compras está localizado na avenida Djalma Batista, 482, bairro Chapada, zona centro-sul da capital.
Com o objetivo de valorizar os artistas da região, o recital será apresentado por Elane Monteiro, Carolina Mendonça, Raquel de Queiroz, Humberto Vieira, Josenor Rocha, Roberto Paulo e André dos Santos.
No dia 11 de maio, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) fará homenagem às mães, cantando conhecidas canções como “Modinha para Gabriela”, “Como é grande o meu amor por você”, “Maria, Maria”, “Você é linda”, “Oceano”, “Se”, “Flor de Lis”.
Todas as exposições seguem até o dia 2 de junho, de segunda a sábado, de 10 às 22h; e aos domingos, de 14h às 21h.
Festival Amazonas de Ópera
Este ano, o Festival contará com a apresentação de cinco óperas: “Faust”, “Dessana Dessana”, “Florencia en el Amazonas”, “Acis and Galatea” e a estreia mundial “Kawah Ijen (Vulcão azul)”. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.
Sobre o Bradesco Cultura
Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco demonstra que acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. A instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, o São João de Campina Grande, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).
—
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561