Faleceu nesta sexta-feira, o mineiro amazonense Carlos Onofre Bessa, homem ligado ao Setor Primário e com grande prestígio entre todos os atores e instituições do ramo. Desempenhou diversas funções em mais de 50 anos de atividades.
O Diretor-presidente do Idam, em nome de todos servidores e colaboradores, manifestou o profundo pesar pelo falecimento de Onofre Bessa. A vida profissional de Carlos Bessa é ampla e importante para o desenvolvimento do Setor Primario Amazonense, tendo inicio em 1969, com a instalação do escritório da Associação de Crédito e Extensão Rural do Amazonas (Acar-AM) em Manaus. Foi o primeiro técnico que orientou a modernização das granjas de produção de ovos na Colônia Efigênio Sales, na AM-010. Bessa também orientou a implantação das primeiras granjas para criação de frangos de corte.
—
No da 07 de outubro de 2021, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial para a entrega do Título de Cidadão do Amazonas a Carlos Onofre Bessa.
Técnico agrícola e ex-secretário estadual de Produção Rural ele recebeu a homenagem por uma propositura do ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, subscrita pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV). A Sessão foi presidida pelo deputado Angelus Figueira (DC) e contou com diversas autoridades estaduais, além de sua família e amigos que prestigiaram o evento.
Josué afirmou, no PL nº 548 de 2020, que Carlos Onofre Bessa, ao longo de 51 anos de atividades exercidas em solo amazonense, em prol do desenvolvimento da avicultura no Estado do Amazonas, teve sua vida profissional como constante aprendizado mediante troca de conhecimentos e experiências com a população local.
“Quando saí de Minas Gerais para vir ao Amazonas, eu tinha um compromisso de honrar o nome da minha família. O caminho que eu segui me trouxe até aqui hoje, não tenho como mensurar a emoção que estou sentindo hoje, sou uma pessoa eternamente grata a tudo que está acontecendo hoje, o Amazonas me proporcionou realização profissional e familiar e também o grupo de amigos que eu tenho”, revelou o mais novo cidadão amazonense.
A vida profissional de Carlos Bessa no Amazonas começou a partir do ano de 1969, com a instalação do escritório da Associação de Crédito e Extensão Rural do Amazonas (Acar-AM) em Manaus. Foi o primeiro técnico que orientou a modernização das granjas de produção de ovos na Colônia Efigênio Sales, na AM-010. Bessa também orientou a implantação das primeiras granjas para criação de frangos de corte. É membro da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), onde atua como secretário de 2000 até hoje. Atualmente participa como membro no Conselho de Recursos Fiscais do Amazonas, como representante do Setor Primário.
O Título de Cidadão do Amazonas, instituído na estrutura do Poder Legislativo Estadual tem como finalidade homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços, ao Estado e ao Povo, em qualquer campo de atividade.