ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, compartilhou uma publicação no X referindo-se à severa tortura e abuso que o ex-diretor do Hospital Kamal Adwan de Gaza, Dr. Hussam Abu Safia , sofreu nas mãos das autoridades israelenses.
O presidente colombiano também afirmou que “No momento da paixão e morte de Jesus”, referindo-se à Páscoa, era importante “refletir” sobre a situação de Safia e do povo palestino, que estão “agora sob um genocídio sangrento”.
Ataques aéreos israelenses atingiram cerca de 40 alvos na Faixa de Gaza no último dia, sendo a maioria crianças e em campos de deslocados, informou a Defesa Civil local. A oifensiva ocorreu horas após o Hamas rejeitar uma oferta de cessar-fogo israelense que, segundo eles, não atendia à demanda por um fim total da guerra, informaram os militares nesta sexta-feira (18).

Postagem de Gustavo Petro
O Exército israelense, que não fez comentários sobre os ataques até o momento, ampliou as operações terrestres no território palestino desde a retomada da guerra, em 18 de março, o que acabou com dois meses de trégua no conflito entre Israel e o grupo Hamas.
A retomada dos ataques é uma aposta do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele considera que uma pressão militar aguda forçaria o movimento islamista palestino a entregar os reféns sequestrados em Israel.

Jornalista Fatma Hassouna, morta em bombardeio sobre Gaza
Jornalista morre em ataque de Israel
A jornalista Fatma Hassouna e outros nove membros da família morreram nesta quinta-feira (17) após um bombardeio em Gaza. A morte foi confirmada pela Associação do Cinema Independente para a sua Difusão (ACID).
Uma sequência de bombardeios israelenses em campos de deslocados foi registrada na última quarta-feira (16). O ataque deixou 40 pessoas mortas, segundo informações da Defesa Civil de Gaza.
Fatma morreu 24 horas após o filme que conta a história de vida dela ser selecionado para o Festival de Cannes, uma das principais mostras de cinema do mundo. Ela protagoniza “Put your soul on your hand and walk” (“Coloque sua alma em sua mão e ande”, em tradução livre), que é dirigido pela diretora franco-iraniana Sepideh Farsi.
O documentário exibe várias conversas entre Fatma e a diretora. O filme estreia em Cannes em 14 de maio e fica em cartaz até o dia 23.
A jornalista ficou conhecida pelas fotografias que documentaram o impacto da guerra e da ocupação de militares israelenses em Gaza. As fotos de Fatma foram publicadas em diversos jornais e portais de notícias no mundo todo.
Fonte: ICL Notícias