sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILPresidente da Aleam recebe indígenas que são contra o PL 490 em...

Presidente da Aleam recebe indígenas que são contra o PL 490 em tramitação na Câmara Federal

Durante cessão de tempo, nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), recebeu indígenas de Autazes e Careiro da Várzea, que são contra o Projeto de Lei n. 490/2007 sobre demarcação de terras indígenas, o qual tramita na Câmara Federal.

Roberto Cidade ressaltou a importância de dar voz aos indígenas, pois eles serão diretamente afetados, caso o PL seja aprovado. Vale destacar que o PL recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados e seguirá para votação dos destaques em plenário.

“Como presidente da Casa do Povo, não poderia me furtar a essa reivindicação. Todos nós aqui desta Casa, tenho certeza, não vamos apoiar nada que venha prejudicar os povos indígenas. Recebemos as lideranças com muito respeito e carinho para que possam falar e reivindicar. O projeto tramita em âmbito federal, mas esta Casa está aberta a todas as reivindicações”, destacou Cidade.

Seis representantes dos povos indígenas presentes em plenário, subiram à tribuna do plenário Ruy Araújo para expor as reivindicações. Entre eles, o Presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Edivaldo dos Santos Oliveira Munduruku, o qual pediu apoio da Casa legislativa, especialmente do Presidente Roberto Cidade, com relação ao PL 490.

“Se faz urgente a aliança da Assembleia Legislativa com o movimento indígena. Infelizmente a pauta que está sendo tratada em Brasília fere diretamente direitos conquistados. Essa pauta é no mínimo, um retrocesso a todas as conquistas e fere de morte a Constituição Federal. O apoio da Aleam é importante e peço humildemente que o senhor ouça as reivindicações e toda articulação que o senhor venha a ter por Brasília, junto a Câmara e Senado Federal com certeza será de grande utilidade para ajudar toda a liderança indígena do Estado, hoje mais de 450 mil indígenas”, finalizou.

Do mesmo modo, a representante da Organização das Mulheres Mura, Milena Correa Mura destacou a luta dos movimentos indígenas, bem como, o retrocesso do PL 490.

“Nossa luta não para, nós precisamos lutar para resistir a todas as batalhas que estão diante de nós e essa não seria diferente. Mais uma vez estão querendo tomar nossa casa, nossas terras e nosso modo de viver. Esse PL tira todos os nossos direitos. O próprio presidente que esteve em nossa aldeia viu como é difícil chegar até lá e viu de perto nosso modo de viver. Nós queremos nossa terra para viver e sobreviver. Eu quero aqui deixar claro que precisamos do apoio dos deputados para que nossas bases não percam esse direito que foi conquistado há muito tempo”, disse.

O presidente Roberto Cidade, reforçou que a Casa Legislativa está atenta aos anseios da população amazonense e propôs uma discussão mais ampla sobre os direitos dos povos indígenas.

Cerca de sessenta indígenas das etnias Mura, Sateré Mawé,Tikuna, kokama, Cadena e Witoto participaram da cessão de tempo na galeria do plenário e seis representantes compuseram a Mesa: Vanda Witoto – representante da Saúde dos Povos Indígenas, José Cláudio Pereira – Coordenador Geral do Conselho Indígena Mura de Autazes, Milena Correa Mura– representante da Organização das Mulheres Mura, Samela Sateré Mawé – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil/Mulheres Indígenas Sataré Mawé, Edson Costa – representante da Organização Indígena Mura do Careiro da Várzea e Edvaldo Munduruku – Presidente da FEI.

Sobre o PL 490

O Projeto de Lei n. 490/2007 dispõe sobre a demarcação de terras indígenas pela União. O PL é de autoria do ex-deputado federal Homero Pereira (PR/MT). O texto base foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputado.


Fotos: Evandro Seixas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img