sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPolícia FederalPF investiga influenciadores que ensinam a importar eletrônicos clandestinamente

PF investiga influenciadores que ensinam a importar eletrônicos clandestinamente

Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Receita Federal resultou em 76 mandados judiciais de busca e apreensão. Ao todo, agentes de cinco estados foram mobilizados para desmantelar operações de pessoas que ensinavam nas redes sociais como importar eletrônicos ilegalmente.

De acordo com o comunicado da PF, os alvos foram “influenciadores digitais que também atuavam como coaches e que se autointitulavam ‘especialistas’ na importação de eletrônicos“. Essas figuras oferecem cursos e com ensinamentos sobre como fazer compras “sem o recolhimento de impostos” e abertamente mostrando táticas para evitar autoridades fiscais.

A Operação Hidden Circuit envolveu 300 policiais federais e 133 servidores da Receita Federal, que agiram contra suspeitos nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas. O grupo “possuía divisão de tarefas especializadas entre seus membros e as empresas envolvidas realizavam movimentação financeira milionária”, segundo a nota oficial.

A maior parte dos envolvidos ensinava seguidores a importar sem impostos e comercializava os produtos. (Imagem: Receita Federal/Reprodução)
A maior parte dos envolvidos ensinava seguidores a importar sem impostos e comercializava os produtos. (Imagem: Receita Federal/Reprodução)

Os produtos não eram de uso pessoal, mas parte de uma “organização criminosa que atuava na importação clandestina, no transporte, depósito e na comercialização” de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai. Os suspeitos agiam nas cidades de Goiânia-GO, Anápolis-GO, Manaus-AM, Palmas-TO e Confresa-MT.

Estima-se que até R$ 80 milhões por ano em tributos foram sonegados pelo grupo. Já a ação, que teve ações anteriores chamadas de Operação Mobile, já envolveu a apreensão de ao menos R$ 10 milhões em mercadorias.

Qual é o crime dos influenciadores de importações?

Segundo a PF, o grupo vai responder pelas atividades ilícitas de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de capitais.

Os influenciadores chamaram a atenção das autoridades pela ostentação nas redes sociais, uso de criptomoedas para “realizar as transações ilegais” e também evidências sobre “lavagem de capitais oriundos dos crimes praticados”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img