ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
No Brasil de São Jorge também é dia de Ogum!
O santo do culto cristão e o orixá das religiões de matrizes africanas são louvados e aclamados por seus devotos nos momentos mais difíceis. Rogam, rezam, pedem por proteção, por amparo aqueles e aquelas que acreditam e que têm fé. Seja nas igrejas dedicadas ao santo ou nos terreiros no dia 23 de abril.
E nesse momento que “São Jorge vira Ogum e Ogum vira São Jorge”, como sendo uma das múltiplas práticas das resistências e sobrevivências cotidianas dos grupos religiosos de matrizes africanas que viviam na marginalidade social, cultural e espiritual imposta pela intolerância religiosa e pelo racismo à brasileira.
Ao observarmos as histórias de devoção no Brasil é possível perceber que o culto e as devoções estão para além das conexões religiosas redesenhadas em solo brasileiro. As pessoas que creem vão louvar Ogum e São Jorge apegando-se à fé e a devoção.
Deste modo, a data 23 de abril é um dia em que vamos pedir, rezar, rogar mas acima de tudo voltar os nossos olhos para o fortalecimento da tolerância religiosa, compreendendo que precisamos construir, percorrer, fortalecer e caminhar juntos em prol dos nossos direitos religiosos, da liberdade de crença e de culto.
Ogunhê!
Salve Jorge!
Salve Ogum!
Fonte: ICL Notícias