quinta-feira, novembro 28, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASMil Policiais Militares Foram Formados Pelo Governo Para Atuação Em Policiamento Ostensivo

Mil Policiais Militares Foram Formados Pelo Governo Para Atuação Em Policiamento Ostensivo

Na quarta-feira (27/11), a formatura de mil novos policiais militares foi comandada pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de fortalecer a segurança pública do estado. Os recrutas ingressarão no policiamento ostensivo a partir de janeiro, após terem sido aprovados no concurso realizado em 2022, o primeiro após 11 anos sem a realização de certames para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O programa Amazonas Mais Seguro, que visa o aprimoramento das Forças de Segurança do estado, é responsável pela formação dos novos integrantes da PMAM. Durante a cerimônia, realizada na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, Wilson Lima reforçou o compromisso da gestão com a sociedade amazonense, destacando a importância da dedicação dos novos policiais. “Vocês fizeram um juramento de apoiar e proteger o povo do Amazonas, muitas vezes sem conhecê-los. Esta turma é uma das mais bem preparadas, resultado do esforço e empenho de cada um de vocês”, declarou o governador.

Após completarem o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), os alunos foram incorporados ao quadro efetivo da Polícia Militar. Durante a etapa de estágio supervisionado, que teve início em setembro, os alunos realizaram atividades de patrulhamento a pé e motorizado na capital, Manaus. Sob a supervisão de praças e oficiais da corporação, os recrutas focaram em técnicas de abordagem, atendimento ao público e patrulhamento.

José Ferreira, um dos destaques do curso, recebeu reconhecimento por seu excelente desempenho, conquistando o terceiro lugar na turma com a nota 9,98. O policial foi agraciado com um certificado de mérito entregue pelo governador Wilson Lima.

Além dos mil novos soldados, que agora integram o quadro efetivo da PMAM, outros 100 oficiais agentes continuam em formação. O curso de formação para oficiais, com duração de três anos, tem como previsão a conclusão do primeiro ano em 2024, com a incorporação de 21 novos oficiais de saúde. Esses profissionais farão parte da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, atuando na Policlínica Militar Tenente Weber, em Manaus, e em diversos centros de atendimento, como psicologia, fisioterapia, odontologia e veterinária.

Os concursos realizados em 2022, como parte do programa Amazonas Mais Seguro, convocaram mais de 1.700 pessoas para diversos cargos na Segurança Pública do Amazonas. Do total, 1.121 convocados foram para a Polícia Militar, incluindo mil praças e 121 oficiais. Além disso, 253 pessoas foram chamadas para o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), 182 para a Polícia Civil do Amazonas (PCAM), 121 para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e 40 para a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).

Investimentos em Segurança Pública

O programa Amazonas Mais Seguro tem sido essencial para a melhoria das condições de segurança no estado, com um investimento de R$ 1 bilhão em segurança pública desde 2019. A Polícia Militar do Amazonas é considerada uma das mais bem remuneradas do Brasil, ocupando a 5ª posição no ranking de salários brutos das polícias do país. Os recursos investidos abrangem melhorias na infraestrutura das corporações, a aquisição de novas tecnologias para o combate ao crime, e o aumento da modernização do arsenal bélico das polícias Civil e Militar.

Além disso, o programa também inclui investimentos em armamentos, munições, drones e a instalação do Sistema “Paredão”, que atualmente conta com mais de 600 câmeras de vigilância nas ruas de Manaus, ampliando a segurança e a eficiência das forças de segurança no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Casa Vhida celebra 25 anos de apoio a crianças e adolescentes com HIV/Aids

A Casa Vhida - Associação de Apoio às Crianças e Adolescentes com HIV, completa 25 anos de atuação dedicada ao atendimento de crianças e...

Sepror contribui com acordo de pesca e manejo do pirarucu em Coari

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), participou de assembleia que aprovou...

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img