Na quarta-feira (27/11), a formatura de mil novos policiais militares foi comandada pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de fortalecer a segurança pública do estado. Os recrutas ingressarão no policiamento ostensivo a partir de janeiro, após terem sido aprovados no concurso realizado em 2022, o primeiro após 11 anos sem a realização de certames para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O programa Amazonas Mais Seguro, que visa o aprimoramento das Forças de Segurança do estado, é responsável pela formação dos novos integrantes da PMAM. Durante a cerimônia, realizada na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, Wilson Lima reforçou o compromisso da gestão com a sociedade amazonense, destacando a importância da dedicação dos novos policiais. “Vocês fizeram um juramento de apoiar e proteger o povo do Amazonas, muitas vezes sem conhecê-los. Esta turma é uma das mais bem preparadas, resultado do esforço e empenho de cada um de vocês”, declarou o governador.
Após completarem o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), os alunos foram incorporados ao quadro efetivo da Polícia Militar. Durante a etapa de estágio supervisionado, que teve início em setembro, os alunos realizaram atividades de patrulhamento a pé e motorizado na capital, Manaus. Sob a supervisão de praças e oficiais da corporação, os recrutas focaram em técnicas de abordagem, atendimento ao público e patrulhamento.
José Ferreira, um dos destaques do curso, recebeu reconhecimento por seu excelente desempenho, conquistando o terceiro lugar na turma com a nota 9,98. O policial foi agraciado com um certificado de mérito entregue pelo governador Wilson Lima.
Além dos mil novos soldados, que agora integram o quadro efetivo da PMAM, outros 100 oficiais agentes continuam em formação. O curso de formação para oficiais, com duração de três anos, tem como previsão a conclusão do primeiro ano em 2024, com a incorporação de 21 novos oficiais de saúde. Esses profissionais farão parte da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, atuando na Policlínica Militar Tenente Weber, em Manaus, e em diversos centros de atendimento, como psicologia, fisioterapia, odontologia e veterinária.
Os concursos realizados em 2022, como parte do programa Amazonas Mais Seguro, convocaram mais de 1.700 pessoas para diversos cargos na Segurança Pública do Amazonas. Do total, 1.121 convocados foram para a Polícia Militar, incluindo mil praças e 121 oficiais. Além disso, 253 pessoas foram chamadas para o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), 182 para a Polícia Civil do Amazonas (PCAM), 121 para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e 40 para a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).
Investimentos em Segurança Pública
O programa Amazonas Mais Seguro tem sido essencial para a melhoria das condições de segurança no estado, com um investimento de R$ 1 bilhão em segurança pública desde 2019. A Polícia Militar do Amazonas é considerada uma das mais bem remuneradas do Brasil, ocupando a 5ª posição no ranking de salários brutos das polícias do país. Os recursos investidos abrangem melhorias na infraestrutura das corporações, a aquisição de novas tecnologias para o combate ao crime, e o aumento da modernização do arsenal bélico das polícias Civil e Militar.
Além disso, o programa também inclui investimentos em armamentos, munições, drones e a instalação do Sistema “Paredão”, que atualmente conta com mais de 600 câmeras de vigilância nas ruas de Manaus, ampliando a segurança e a eficiência das forças de segurança no estado.