‘médicos estão preocupados com saúde de Bolsonaro’

0
13


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O jornalista do ICL Notícias Leandro Demori apurou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não está bem. Fontes do jornalista dizem que os médicos estão preocupados com a saúde de Bolsonaro e que o intestino dele deveria estar funcionando entre 3 e 6 dias da cirurgia, mas ainda não funcionou. De acordo com as informações, o quadro é delicado e, neste momento, não há muito mais o que fazer.

Segundo a equipe médica que acompanha Jair Bolsonaro (PL),  ele apresentou piora em seu quadro e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem previsão de alta.

Segundo boletim divulgado nesta quinta-feira pelo hospital DF Star, o ex-presidente “apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos”.

Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Na nutrição parenteral é instalado um cateter que, por meio dele, o paciente recebe uma fórmula composta por glicose, lipídios, aminoácidos, eletrólitos, vitaminas e minerais. Dessa forma, a pessoa consegue absorver nutrientes direto na corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.

Segundo o hospital, o ex-presidente também permanece com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Um aliado de Bolsonaro disse à Folha, sob reserva, que a piora da situação de saúde do ex-presidente exige cuidados, mas não é preocupante. Ele teve variação na pressão arterial de sexta (18) para sábado (19), e a sobrecarga do fígado é comum em internações longas por causa da medicação.

Bolsonaro intimado na UTI

Nesta semana, o ex-presidente deu uma entrevista na segunda (21) por vídeo ao SBT Brasil, da cama de seu quarto de UTI, e na terça-feira (22) participou de live em que conversou com Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, seus filhos. O ex-piloto Nelson Piquet também participou, e o ex-presidente relatou a previsão de ter alta na próxima segunda-feira (28).

Também na terça (22), Bolsonaro recebeu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. No dia seguinte, foi a vez do pastor Silas Malafaia.

Depois da live, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, uma oficial de Justiça entrou no quarto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital nesta quarta-feira (23) para intimar Bolsonaro sobre o início do processo penal em que é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.BOLSONARO

O STF (Supremo Tribunal Federal) informou, em nota, que esperava uma “data adequada” para que a intimação pessoal fosse feita e que a divulgação da live “demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado”.

A oficial de Justiça chegou ao hospital nesta quarta por volta das 10h30, segundo pessoas próximas de Bolsonaro informaram à reportagem. Ela entrou no quarto de UTI às 12h45, entregou os documentos e coletou a assinatura do ex-presidente.

Mais tarde, Bolsonaro divulgou vídeo que mostra a entrada dela e o diálogo que travaram por cerca de 11 minutos.

“Ele [Moraes] acha que me prendendo ou me tirando da vida pública, acabou. Está tudo resolvido a questão do Brasil aqui. E não é assim”, disse.

Bolsonaro está internado desde 11 de abril por problemas decorrentes da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Ele foi submetido a cirurgia abdominal no último dia 13 -a sexta intervenção cirúrgica desde o incidente de sete anos atrás.

Aliados do ex-presidente culparam a intimação pela piora em seu estado de saúde. A equipe médica de Bolsonaro não vinculou os dois fatos em seu boletim divulgado nesta quinta.

O ex-ministro Gilson Machado afirmou que o tratamento dado a Bolsonaro pelo STF é “desumano”. “Todos sabem que a questão psicológica, a pressão, influencia muito o estado de saúde de uma pessoa”, disse.

Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, disse que a piora no quadro de saúde “é muito bem definida em livro jurídico”. O deputado federal Osmar Terra disse que “coincidência ou não, é o primeiro boletim da equipe médica que relata piora do quadro clínico”.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui