quarta-feira, junho 26, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASLançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

 

Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor

Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus, a 115 km da capital amazonense, foi palco de um evento especial que ficará marcado na história da literatura local. A professora Laura Belém Pereira celebrou o lançamento de seu livro ‘Educação Escolar e Saberes Tradicionais Quilombolas: Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor’, consolidando um importante marco na valorização dos saberes tradicionais e das práticas educativas quilombolas.

A obra, fruto da dissertação de mestrado de Laura sob a orientação da professora doutora Hellen Picanço, representa a realização de um sonho e foi indicada pela banca avaliadora para publicação e transformada em e-book pela editora Edua, com a versão impressa pela Atenas financiada com recursos próprios.

“Meu trabalho tomou uma proporção que eu nunca imaginava. Durante a defesa, a banca avaliadora indicou a dissertação para publicação, e no ano seguinte, o trabalho foi eleito como a melhor dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE UFAM), do ano de 2021, o que foi uma grande honra e reconhecimento’, declarou a autora.

Quilombolas Iza e Rackele

Em uma noite repleta de emoção e gratidão, Laura Belém Pereira celebrou a concretização de seu sonho ao lado de familiares e amigos. A autora descreveu o evento como uma noite maravilhosa e inesquecível, destacando o brilho de orgulho nos olhos de sua irmã Rosilene e Jôse, de seus filhos Lucas e Guilherme, de seu cônjuge Ronaldo, e de sua mãe, sobrinhas e primos.

Laura enfatizou que o apoio incondicional de seus familiares e amigos foi fundamental para a realização desse projeto. Ela relembrou as lutas e obstáculos que enfrentou ao longo de sua jornada, ressaltando que o processo, embora árduo, foi sempre incentivado por aqueles que a cercavam. Expressou sua profunda gratidão a Deus e a todos que fizeram parte dessa trajetória, desde amigos e colegas de trabalho até os quilombolas do Rio Jaú, que contribuíram com suas histórias e saberes para a construção do livro.

“Sou imensamente grata a Deus por todas as bênçãos recebidas, pela oportunidade de compartilhar com familiares e amigos este momento tão especial, um sonho realizado”, declarou Belém.

O evento foi marcado pela presença de familiares e amigos, entre eles, as quilombolas Iza e Rackele, bem como dos representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os professores Gracimar Queiroz e Adailton Cerdeira. Cada um deles foi lembrado por sua significativa participação e apoio. Laura expressou ainda profunda gratidão pela hospitalidade de Kayrara e Niza, casal que a acolheu durante sua estada no Quilombo, e também agradeceu ao amigo Sebastião (Bá) pela parceria e apoio durante as viagens até a comunidade quilombola.

Sobre a autora

Laura Belém Pereira é uma professora da rede municipal de ensino de Novo Airão. Natural de Barcelos, é filha de Izabel Alvez Belém, indígena da etnia Baré, e de Nelson Bento Pereira, migrante nordestino que chegou ao Amazonas na época áurea da borracha. Mãe de Lucas e Guilherme, e avó de Luiz Otávio, Laura se destaca por seu compromisso com a educação e o respeito aos saberes tradicionais. Sua trajetória inspira a comunidade ao valorizar e integrar os conhecimentos ancestrais nas práticas educativas, promovendo uma educação inclusiva e culturalmente sensível.

Fotos: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img