Ibovespa sobe apenas 0,12%, mas fica nos 134 mil pontos

1
9


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Ibovespa encerrou a sexta-feira (25) com leve alta de 0,12%, aos 134.739,28 pontos, um avanço de apenas 158,85 pontos. Porém, o principal indicador da Bolsa brasileira fecha a semana com ganho acumulado de 3,93%.

Assim, o IBOV tem os melhores quatro dias (a B3 ficou fechada na segunda-feira, 21, devido ao feriado de Tiradentes) desde o período de 30 de outubro a 3 de novembro, quando encerrou com avanço de 4,29%.

O dólar comercial, por sua vez, fechou o dia com leve queda de 0,08%, a R$ 5,687. Os DIs (juros futuros) quebraram a sequência recente e subiram por toda a curva.

Com a calmaria instalada no mercado externo desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, baixou as armas contra a China e o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), Jerome Powell, os mercados globais encerraram a sexta-feira em tom positivo.

Adotando um discurso um pouco mais ameno, Trump disse hoje que os Estados Unidos não vão abandonar as tarifas contra a China a menos que o país dê algo em troca e que a “abertura da China seria uma grande vitória”. O governo chinês, por sua vez, estaria estudando isentar algumas importações dos EUA de suas tarifas de 125%. Porém, nada oficial foi divulgado nesse sentido.

O que o governo de Pequim confirmou com veemência é que não há nenhuma negociação em curso com os Estados Unidos sobre tarifas. Trump, por sua vez, disse em uma entrevista que o líder chinês, Xi Jinping, ligou para ele, mas não detalhou quando nem o que foi dito.

Por aqui, o IPCA-15, termômetro da inflação oficial, veio dentro do esperado. O indicador ficou em 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual abaixo de março, quando registrou alta de 0,64%. Os preços dos alimentos continuam pressionando.

No âmbito corporativo, o balanço do primeiro trimestre da Vale (VALE3), divulgado ontem (24), mostra que a empresa teve lucro líquido de US$ 1,394 bilhão no período, representando uma queda de 17% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Já a Petrobras (PETR4) aproveitou o pequeno avanço do petróleo internacional e ganhou meros 0,30%.

Mercado externo

Os ativos de Wall Street fecharam com ganhos robustos hoje, depois de uma semana de intensa volatilidade por causa das ameaças de demissão do presidente do Fed, Jerome Powell, feitas por Donald Trump. O destaque por lá foram as ações de tecnologia, que fizeram o Nasdaq encerrar a semana com forte alta.

O Dow Jones subiu 0,05% no dia e 2,48% na semana; o S&P 500, +0,74% e +4,56%, respectivamente; e o Nasdaq, +1,26% e +6,73%.

 

 





Fonte: ICL Notícias

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui