sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

IníciocolunasFuncionários Públicos. Seres superiores e com plaquinhas! Por Nailson Castro

Funcionários Públicos. Seres superiores e com plaquinhas! Por Nailson Castro

Texto publicado em 21 DE MARÇO DE 2013 na Coluna de Nailson Castro, no extinto BLOGDAAMAZONIA, que foi substituído pelo PORTAL CORREIODAAMAZONIA.
A rigor, secretarias como SEAS – Assitencia Social deveriam ter como principal finalidade o nivelamento das condições de vida das pessoas atendidas, inclusive dentro da secretaria, que fica em frente a um shopping da cidade. A sua localização por si só, em área tão nobre e distante das periferias da capital e principalmente do interior, já deveria ter sido repensada pois é um choque entre a função e a realidade da mesma.
Noutro prisma, percebe-se na sociedade uma ansiedade nos mais jovens em entrar ao funcionalismo publico, pela estabilidade e tantas outras benécies  que o funcionalismo publico brasileiro e amazonense oferecem.E não poderia ser diferente.  Passam-se os anos e a mesma prática é repetida.
Programas habitacionais ? Funcionalismo publico em primeiro lugar.
Cursos de Especialização ?  Funcionalismo publiclo em primeiro lugar, e algumas vezes na hora do expediente.
Feriados prolongados ?  Funcionalismo público.
14º salário ?    Funcionalismo Público
Licenças especiais ?  Funcionalismo Público
Carro oficial na porta de casa ?   Funcionalismo publico.
Posto de gasolina exclusivo ?   funcionalismo público
Enfim… São tantas regalias que até mesmo o mais fervoroso dos que são contra esse tipo de coisas, param pra ponderar e fazer um CONCURSO PUBLICO.E além de salários, estabilidade, reduzidas horas de trabalho, feriados prolongados garantidíssimos, pontos facultativos, sábados e domingos, licenças a perder de vista entre outros confortos que o setor privado não oferece etc, na SEAS, os funcionários confirmam que realmente se sentem “seres superiores”.
Nos muitos corredores com banheiros, percebemos com grande estranheza a infeliz constatação: As funcionárias da secretaria de estado de assistência social, sabe-se lá o motivo, não aceitam utilizar o mesmo banheiro das cidadãs que  por ventura possam precisar e se aventurar a visitar aquela sede. Pior do que isso, elas restringem o acesso aos banheiros femininos por quem procura a SEAS.

O absurdo é tão grande, inexplicável e injustificável que as mulheres dos movimentos sociais, que por lá estiveram essa semana em uma reunião do concidades, sentiram-se insultadas. Elas que são de militância política e conhecem bem e defendem seus direitos, nos enviaram essa fotografia e antes do fim da tarde fomos  ´in loco`   averiguar a veracidade da situação.
É mesmo de uma mesquinhez tamanha.  E o que espanta é a padronização das plaquinhas. Significa que os chefes(as) que deveriam atuar com ética e sempre tendo em mente o juramento feito na graduação de serviço social, aceitaram a idéia e ainda investiram dinheiro publico para confecção das mesmas. Será que foi em licitação ? Isso é Amazonas !!!
Nailson Castro é Jornalista, Radialista, Cronista Esportivo, Estudante de Direito. Atuou como repórter esportivo Na Tv Amazonas, Radio Amazonas, Jornal O Estado do Amazonas, Jornal Correio Amazonense, Jornal Acrítica, Tv Diário, Portal Norte de Notícias. Nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 foi eleito pela ADA – ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO AMAZONAS, como o Melhor Jornalista Esportivo do Amazonas. Foi premiado por seis anos com MÉRITO ESPORTIVO, Prêmio Idealizado pela Secretaria Estadual de Esportes de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) Em 2019 foi um dos agraciados com o prêmio PROFISSIONAL DA IMPRENSA ESPORTIVA. Atualmente exerce a função de Assessor de Comunicação e presta serviços para diversas entidades em Manaus e no interior do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img