sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSETOR PRIMARIOEm Iranduba, Sepror fortalece o setor primário com entregas de insumos para...

Em Iranduba, Sepror fortalece o setor primário com entregas de insumos para produtores rurais

Foram destinadas rações para aves e bovinos, entregas de equipamentos agrícolas, crédito rural, sementes, entre outros

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta terça-feira (10/12), mais de 15,4 toneladas de ração para aves e bovinos a produtores rurais do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, a iniciativa visa fomentar a cadeia produtiva da avicultura e da pecuária de forma sustentável, com entregas de suplemento alimentar para os pequenos produtores rurais que possuem vocação na atividade.

  

“Alavancar o setor primário é uma das determinações do governador Wilson Lima. Seguimos firme em apoiar os produtores rurais em suas atividades produtivas, principalmente aqueles que foram afetados pela severa estiagem. Essa é a mão amiga do Governo do Amazonas”, diz Daniel.

Durante a solenidade, que comemora o aniversário de 43 anos de Iranduba, foram entregues 240 sacos de suplementação alimentar nutricional para aves, em fase de desenvolvimento inicial e final, totalizando 12 toneladas, para 30 avicultores.

O avicultor Antônio Lima diz que atualmente, na avicultura de postura, produz 240 ovos diários, com mais de 200 aves em sua granja, e que com as entregas dos insumos, vai alavancar ainda mais sua produção.

“Hoje a Sepror nos entregou ração para incentivar nossa produção de aves, neste momento difícil da estiagem. Esse apoio vai nos ajudar muito, nós que somos pequenos avicultores é essencial para dar continuidade e fortalecer a atividade”, comenta Antônio.

Para incentivar a atividade da pecuária, foram entregues 68 sacos de farelo de soja, totalizando 3,4 toneladas de alimentos destinados a 10 produtores rurais.

“Agradeço ao governador do Amazonas, Wilson Lima, por esse incentivo, apoiando o agricultor familiar, e nos incentivando a produzir ainda mais. Eu que possuo 10 bovinos, esse suplemento alimentar vai me ajudar muito”, finaliza a produtora Maria Nascimento, beneficiada com ração para pecuária.

No evento, também foram entregues carteiras do Produtor Rural; Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), alevinos, calcário, maquinários agrícolas, certificados de cursos de capacitação, sementes de hortaliças, entre outros.

“Fizemos várias entregas voltadas o setor primário em Iranduba. Todo esse investimento vai proporcionar melhores condições de trabalho para o agricultor familiar, o avicultor, o pecuarista, para que todos eles produzirem alimentos de qualidade, visando abastecer as mesas das famílias amazonense”, finaliza o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de Iranduba, Jean Cavalcante.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Iranduba, Sepror e Idam, e com o apoio da Agência de Fomento (Afeam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Banco da Amazônia (Basa), Câmara de Vereadores de Iranduba, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agroam e Polícia Civil.

 

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Nailson Castro (92) 99113-2311 / Emerson Martins (92) 99480-4225 / Jhota Mendonça (92) 98289-2627

 

Wilson Lima sanciona Lei que estabelece o Dia e Semana Estadual da Mulher Cooperativista

Extensionismo Rural é homenageado na Assembleia Legislativa

Turismo de base comunitária transforma terras indígenas

Bancos comunitários de mudas e sementes é LEI !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img