sexta-feira, junho 14, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSDia nacional de combate ao câncer infantojuvenil foi sábado (23)

Dia nacional de combate ao câncer infantojuvenil foi sábado (23)

Diferente do câncer nos adultos, em crianças e jovens a doença não costuma estar associada a fatores de riscos externos

O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A expectativa para este ano é de que o País registre mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil. O câncer em crianças e adolescentes representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, sendo estimado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) a ocorrência de mais de 12 mil novos casos ao ano na faixa etária de zero a 19 anos. Para alertar pais e responsáveis sobre a doença, em 23 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Segundo a oncologista pediátrica do Hapvida Saúde, Paula Carvalho, o câncer Infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que pode acometer pacientes a partir do nascimento e se caracterizam por uma proliferação desordenada de células e podem acontecer em qualquer parte do organismo.

“A principal diferença entre o câncer infantojuvenil e o de adulto é que a maioria dos cânceres de adulto é secundário a fatores ambientais, como tabagismo, hábitos alimentares equivocados. Já os cânceres infantis costumam ser causados por alguma alteração genética, que nem sempre é identificada”, explica a pediatra.

Tipos
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), seguidos pelos que atingem o sistema nervoso central e depois os linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Sintomas
A médica alerta que atualmente a prevenção consiste no diagnóstico mais precoce possível. Entre os principais sinais e sintomas para se pensar em câncer infanto-juvenil são:
– Febre prolongada sem causa aparente;
– Perda de peso inexplicada;
– Aumento do volume abdominal;
– Dor óssea;
– Sangramentos, hematomas sem relação com trauma;
– Palidez cutânea;
– Dor de cabeça diária acompanhada com vômitos;
– Alteração inexplicada no hábito intestinal;
– Ínguas em locais não usuais;

Além dos sintomas listados, a especialista recomenda que o ideal é ter um pediatra de referência e fazer acompanhamento periódico do paciente para se pensar e realizar o diagnóstico o mais precoce possível.

Tratamento
Segundo a especialista, as chances de cura variam dependendo do tipo de câncer podendo alcançar até 95% em alguns casos.

Pela sua complexidade, o tratamento deve ser feito em centro especializado. Compreende três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), sendo aplicado de forma racional e individualizada para cada tumor específico e de acordo com a extensão da doença.

Durante o tratamento o paciente deve ter uma vida regrada, mas um tempo depois que termina o tratamento o paciente retorna à vida normal, o qual pode voltar a realizar plenamente todas as atividades que fazia antes.

Controle pós-tratamento
Com o aumento das chances de cura da doença, muitos pacientes com câncer na infância são sobreviventes a longo prazo. De maneira geral, a oncologista afirma que se mantêm um controle periódico até, pelo menos, 10 anos após o término do tratamento.

É importante que continuem o acompanhamento na clínica de seguimento por um tempo maior, para reconhecimento precoce e cuidado apropriado das complicações tardias que possam surgir. A abordagem multidisciplinar destes pacientes é parte integrante do tratamento oncológico.

O trabalho coordenado de vários especialistas (oncologistas pediatras, cirurgiões pediatras, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos) também é determinante para o sucesso do tratamento.

Amazonas
Segundo a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), foram registrados 31 novos casos de câncer infantojuvenil no Amazonas, nos primeiros oito meses deste ano. Entre os tipos mais comuns estão as leucemias e os linfomas e a média é de um novo

diagnóstico por semana.
Entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, foram registrados 88 novos diagnósticos. No mesmo período, o Hemoam realizou o atendimento de 213 crianças com câncer, com faixa etária média de 7,5 anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Juliana Felipe de São Gabriel da Cachoeira Conquista Ouro nos JEBs 2024 e Orgulha o Amazonas

A talentosa atleta Juliana Felipe, da Acopajam, de São Gabriel da Cachoeira, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Maceió, conquistando uma medalha...

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...

Delegado João Tayah retira placa de apologia à pena de morte em via pública

O delegado de polícia e pré-candidato a vereador pelo PT, João Tayah, retirou uma placa fixada em um poste da Avenida Torquato Tapajós, no...

“Semana Solo Seguro Favela”, Urbanismo Sustentável no Amazonas

De 3 a 7 de junho de 2024, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai realizar a 1a. edição da “Semana Solo Seguro...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img