Mantendo o protagonismo na educação profissional do Amazonas, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) trabalha na ampliação da oferta do ensino profissionalizante e também na formatação de políticas públicas inovadoras nesse segmento. Para subsidiar as iniciativas, a autarquia conta com grupos de peritos na área da educação. Uma dessas equipes é o Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico (Cotep) do Cetam.
O colegiado, composto por cinco membros, passou por uma reformulação e teve sua primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (09). Na ocasião, o diretor-presidente do Cetam, professor-doutor José Augusto de Melo Neto, reforçou que o colegiado será o responsável por apoiar as iniciativas e ações acadêmicas para melhorar e ampliar a educação profissional.
“O Comitê (Cotep) é um organismo muito importante para o Cetam pois viabiliza ações demandadas pelo setor acadêmico e apoia as iniciativas interinstitucionais”, destacou José Augusto, um entusiasta do Cotep.
O colegiado existe desde 2016 e tem caráter consultivo e de assessoramento da presidência do Cetam.
Na gestão de José Augusto ganhou um protagonismo maior, tanto que vai ser responsável por várias missões, segundo o diretor-presidente.
O Cotep existe para apoiar iniciativas acadêmicas do Cetam, como a elaboração do escopo de projetos educacionais, a construção de meios e mecanismo para atender demandas solicitadas pela presidência da autarquia e, também, auxiliar no fortalecimento institucional, apoiando a Diretoria de Relações Interinstitucionais.
A relevância do Cotep pode ser avaliada por uma ação prática realizada no começo de 2021 e que incrementou as ações de combate à pandemia.
Por meio de uma resolução, publicada no Diário Oficial do dia 15 de janeiro, o Cotep autorizou a antecipação de conclusão de cursos técnicos de nível médio, em caráter excepcional, aos estudantes finalistas na área de saúde.
A medida atendeu, inicialmente, oito turmas e 248 alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Hemoterapia, Vigilância em Saúde e Agente Comunitário de Saúde e atingiu os municípios de Manaus (46); São Paulo de Olivença (47); São Sebastião do Uatumã (35); Tonantins (32); Barcelos (39); Parintins (32); e Humaitá (17).
Para a professora Cleide Porto, secretária do Cotep/Cetam, a valorização do grupo, promovida pela direção da autarquia, é fundamental para fortalecer o trabalho da equipe na busca pelo incremento da educação profissional.