Início AMAZONAS Cetam fortalece ações do Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico

Cetam fortalece ações do Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico

0

Mantendo o protagonismo na educação profissional do Amazonas, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) trabalha na ampliação da oferta do ensino profissionalizante e também na formatação de políticas públicas inovadoras nesse segmento. Para subsidiar as iniciativas, a autarquia conta com grupos de peritos na área da educação. Uma dessas equipes é o Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico (Cotep) do Cetam.

O colegiado, composto por cinco membros, passou por uma reformulação e teve sua primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (09).  Na ocasião, o diretor-presidente do Cetam, professor-doutor José Augusto de Melo Neto, reforçou que o colegiado será o responsável por apoiar as iniciativas e ações acadêmicas para melhorar e ampliar a educação profissional.

“O Comitê (Cotep) é um organismo muito importante para o Cetam pois viabiliza ações demandadas pelo setor acadêmico e apoia as iniciativas interinstitucionais”, destacou José Augusto, um entusiasta do Cotep.
O colegiado existe desde 2016 e tem caráter consultivo e de assessoramento da presidência do Cetam.
Na gestão de José Augusto ganhou um protagonismo maior, tanto que vai ser responsável por várias missões, segundo o diretor-presidente.

O Cotep existe para apoiar iniciativas acadêmicas do Cetam, como a elaboração do escopo de projetos educacionais, a construção de meios e mecanismo para atender demandas solicitadas pela presidência da autarquia e, também, auxiliar no fortalecimento institucional, apoiando a Diretoria de Relações Interinstitucionais.
A relevância do Cotep pode ser avaliada por uma ação prática realizada no começo de 2021 e que incrementou as ações de combate à pandemia.

Por meio de uma resolução, publicada no Diário Oficial do dia 15 de janeiro, o Cotep autorizou a antecipação de conclusão de cursos técnicos de nível médio, em caráter excepcional, aos estudantes finalistas na área de saúde.
A medida atendeu, inicialmente, oito turmas e 248 alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Hemoterapia, Vigilância em Saúde e Agente Comunitário de Saúde e atingiu os municípios de Manaus (46); São Paulo de Olivença (47); São Sebastião do Uatumã (35); Tonantins (32); Barcelos (39); Parintins (32); e Humaitá (17).

Para a professora Cleide Porto, secretária do Cotep/Cetam, a valorização do grupo, promovida pela direção da autarquia, é fundamental para fortalecer o trabalho da equipe na busca pelo incremento da educação profissional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile