ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados, visitou na terça-feira (15) o general Walter Braga Netto onde o ex-ministro está preso, no Rio de Janeiro.
Braga Netto, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é réu pela suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Ele é suspeito de tentar obter dados sigilosos da delação do tenente-coronel Mauro Cid para obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe.
Sóstenes, que é pastor evangélico, levou a ele de presente o livro “Uma Vida com Propósitos – Para que Estou na Terra?”, do pastor norte-americano Rick Warren. O parlamentar disse que os dois fizeram uma oração, rezaram o Pai Nosso e conversaram sobre o PL da anistia, sobre os envolvidos no 8/1. Sóstenes relatou que o general o parabenizou pela articulação do projeto de lei.
A visita foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e durou cerca de 40 minutos. Braga Netto está preso desde dezembro de 2024 no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro.
Sóstenes disse que Braga Netto negou qualquer envolvimento na trama golpista e no suposto plano para matar o presidente Lula (PT) e outras autoridades.
“Ele disse que é inocente e que confia na Justiça, embora esteja há 123 dias preso sem justificativa pois prisão preventiva tem duração de apenas 90 dias”, disse o deputado à Folha de São Paulo. “Ele me disse que nunca ouviu falar em plano golpe, e menos ainda em plano para assassinar o Lula”, conta.
O general negou ainda que tenha telefonado para o pai do tenente-coronel Mauro Cid em busca de informações. “Foi o contrário, o pai do Cid que ligou para ele”, disse Sóstenes.
Braga Netto teve visitas autorizadas por Moraes
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou uma visita do deputado federal Sóstenes Cavalcante e de outros 22 senadores ao general Walter Braga Netto.
As próximas visitas estão previstas para quinta-feira (17), com o líder do PL no Senado, Rogério Marinho (RN), e os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
“Ele está numa sala pequena, com cama, TV de sinal aberto, banheiro. Toma uma hora de sol por dia e faz uma hora de exercício, até emagreceu. Pensei que podia estar emocionalmente abalado, mas não, é porque está fazendo exercício e antes, no PL, não tinha tempo”, disse Sóstenes ao jornal Folha de S. Paulo após a visita. Ele disse ainda que, com mais tempo disponível, Braga Netto já leu a Bíblia.
Fonte: ICL Notícias
2t6qq2