quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEAs virtudes de não-lutar. Não perca tempo com corvos.

As virtudes de não-lutar. Não perca tempo com corvos.

Existem inimigos contra os quais temos que lutar com todas nossas forças. Algumas vezes, porém, temos que lutar com todas as nossas forças… contra a tentação de atacar aqueles inimigos que se alimentam de nossos ataques.

* * *

Por ALEX CASTRO

Estamos no século III antes da Era Comum. Roma, então somente uma cidade-estado na península itálica, estava em guerra com outra cidade-estado, Cartago (perto da atual Túnis), pelo controle do Mediterrâneo.

Aníbal Barca, um dos grandes generais de todos os tempos, desembarcou um exército de mercenários e elefantes na Espanha, cruzou os Alpes enfrentando mil perigos e penetrou na Itália pelo norte, surpreendendo Roma e suas aliadas.

Durante dezoito longos anos, Aníbal perambulou pela península, vencendo todas as batalhas que travou.

Roma sofreu derrotas achapantes, que teriam derrubado qualquer cidade mais fraca, e que são estudadas até hoje em academias militares pelo mundo, como as de Lago Trasimeno e Canas.

Ainda assim, não caiu.

Por quê?

Aníbal, longe de casa e isolado, precisava de batalhas: eram elas que lhe davam forças, renovavam seus víveres, impediam seu exército de se autoconsumir em lutas internas.

O cônsul romano Fábio Máximo sugeriu uma nova tática: simplesmente lhe negar suas tão desejadas batalhas. Quando Aníbal se aproximasse, as cidades romanas se fechariam dentro de suas muralhas e esperariam que fosse embora. Ataques somente às suas linhas de abastecimento, nunca ao exército principal.

Para a maioria dos cidadãos romanos, entretanto, orgulhosos das virtudes militares de sua poderosa república, a ideia de simplesmente não fazer nada enquanto um implacável general inimigo passeava pela península era intolerável.

Roma também era ciosa de sua democracia: mesmo enfrentando uma ameaça existencial, continuava conduzindo eleições regulares. Nas seguintes, Fábio Máximo foi prontamente substituído por líderes mais marciais e mais viris, que deram batalha a Aníbal, foram derrotados e mortos.

Roma queria lutar, mas também estava exausta: toda uma geração de jovens foi exterminada nessas batalhas fúteis. Finalmente reconduzido à liderança com plenos poderes, Fábio Máximo implementou a assim chamada “estratégia fabiana” que consistia, basicamente, em não dar a Aníbal o que ele tanto queria.

O general cartaginense ainda ficou uns anos batendo pezinho pela península, exigindo a batalha decisiva que achava que Roma lhe devia e chamando os romanos de covardes, mas acabou empacotando seu exército e voltando para a África.

Então, com a casa segura, Roma cruzou o Mediterrâneo com todas as suas forças e impôs a Aníbal sua primeira, única e última derrota. Pouco anos depois, Cartago foi destruída e sumiu do mapa.

Aníbal era brilhante: Fábio Máximo foi mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img