quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDEAlerta: 25% dos homens entre 40 a 49 anos podem ter o...

Alerta: 25% dos homens entre 40 a 49 anos podem ter o aumento benigno da próstata

O aumento benigno da próstata, conhecida como hiperplasia prostática benigna, pode atingir cerca de 25% dos homens na faixa etária de 40 a 49 anos, e a incidência faz com que especialistas alertem para os cuidados preventivos do homem.  Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a 80%.

O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. De acordo com o urologista Flávio Antunes, o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura.

“A hiperplasia está relacionada com a idade e fatores genéticos, além da síndrome metabólica, como a diabetes, colesterol e triglicérides altos, sedentarismo e obesidade. Os sintomas estão relacionados com o ato de urinar”

Os sintomas são: dificuldade para urinar, aumento da frequência para urinar, tanto de dia quanto de noite, e urgência para urina. O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode ficar gotejando ao final da micção. Outro sinal de alerta é quando os homens apresentam infecções urinárias frequentes e até sangramento.

Segundo Flávio Antunes, o homem deve começar a fazer os exames preventivos a partir dos 40 anos. Exames de sangue, uréia e creatinina, que permitem avaliar a função renal; PSA (antígeno prostático específico), para facilitar a avaliação de possíveis tumores de próstata; Urina tipo I para avaliar a presença de sangue ou infecção urinária e exames de imagem, como a ultrassonografia, são solicitados para diagnosticar a hiperplasia prostática benigna. Outro exame bastante utilizado é a fluxometria e em alguns casos o Estudo urodinâmico.

Entre as consequências mais graves da doença, segundo Antunes, está a alteração da bexiga, levando a uma falência da função do órgão.

“Ela perde a habilidade de contrair, e isso sobrecarrega os rins. Em casos extremos, o paciente pode ter deficiência renal, necessitando de hemodiálise. Aos mínimos sintomas, o homem deve procurar o urologista para que a doença seja diagnosticada ainda no começo. A avaliação adequada vai fazer com que a técnica de tratamento seja eficaz no combate à hiperplasia prostática. Geralmente, o médico utiliza medicações ou opta pela cirugia”, destacou o urologista.

Ainda conforme o especialista, a grande desvantagem do uso da medicação é que ela não cura a doença. O medicamento apenas ameniza os sintomas, mas não cura. A cirurgia, nesse caso, pode ser a mais indicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img