quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAAção no T1 lança programação de Natal do Governo do Amazonas

Ação no T1 lança programação de Natal do Governo do Amazonas

  Nesta segunda-feira (27/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com Fundo de Promoção Social (FPS), lançou a programação do “Natal com + Amor”, com intervenções artísticas no Terminal 1, localizado na avenida Constantino Nery, no Centro de Manaus. As ações acontecerão em diferentes pontos da cidade até o dia 15 de dezembro, com a participação dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, convidando o público para o tradicional concerto natalino.

A partir desta semana, também serão realizadas cantatas no Largo São Sebastião, a partir das 18h, com corais convidados. Os parques Cajual, Mestre Chico, Liberdade e São Raimundo, além do Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, receberão atividades culturais. Este último contará ainda com Feira Criativa Natalina e Gastronômica.

Segundo o secretário de Cultura, Denilson Novo, a estratégia busca ampliar as ações para que mais pessoas participem da programação natalina. Ele adiantou que, neste ano, serão montadas três árvores de Natal e o governo ainda incentivará a criação de mais quatro nas regiões do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

“Além do tradicional no Largo São Sebastião, também vamos levar atrações para as zonas norte e leste, com montagem de árvores de Natal no Centro de Convivência Padre Vignola, no bairro Cidade Nova; e no Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira”, disse o secretário. “No Prosamim, as árvores serão confeccionadas pelos próprios moradores e a mais bonita receberá um prêmio. Queremos envolver as comunidades e mostrar a participação popular”.

Para a presidente de Honra do Fundo de Promoção Social, Mônica Mendes, o “Natal com + Amor” vem para resgatar o espírito natalino por meio da solidariedade, com arrecadação de alimentos para doar para instituições carentes.

“Teremos vários pontos de arrecadação, mas para quem não tem tempo de deixar, a nossa equipe pode buscar. É fazer o bem para quem precisa de nossa mão amiga”, disse a presidente, informando os contatos para doações: 3303-8346 ou 99489-8454.

Concerto com temática regional – O espetáculo de Natal estreia no palco do Teatro Amazonas no dia 17 de dezembro, com acesso gratuito. Os recitais serão exibidos em dois horários, 18h e 20h, até o dia 23, quando também acontecerá a transmissão no Largo São Sebastião.

De acordo com o diretor-geral Jorge Kennedy, o concerto despertará o sentimento de identificação na plateia. “O público vai se sentir representado no palco. O menino Jesus vai chegar trazido por todos os amazonenses”, afirma o diretor. “Ao todo, serão dez apresentações, com uma hora de duração, até o dia 23 de dezembro”.

Kennedy ressaltou que o “Natal com + Amor” vai destacar os personagens e ritmos da região. “Vamos referendar as personagens da cultura popular, as lendas, a fauna; e os nossos ritmos, vamos ter boi-bumbá, ciranda e o gambá. Será um passeio pela Amazônia”, afirmou o diretor.

 

Resgate – Tiago Oliveira, responsável pelo texto e direção teatral, reforçou que o espetáculo será um resgate da cultura popular. “Criamos uma história regional na qual a personagem principal é a menina Ceci, que mora no interior do Estado e que tem muito contato com a natureza. Ela sonha encontrar uma estrela e terá ajuda de seus amigos da floresta para realizar esse desejo”, adiantou.

Os amigos são um boto, que se transforma em criança e que representa o elemento água; uma sumaumeira, que representa a terra; e um filhote de uirapuru, representante do ar. “Nessa aventura, temas do imaginário caboclo serão intercalados com os recortes para a história bíblica do nascimento de Jesus”, afirmou Tiago.

O elenco do espetáculo terá cerca de 130 pessoas, entre bailarinos, cantores, atores; além da orquestra. Será formado pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, profissionais dos Corpos Artísticos do Amazonas, profissionais dos corais, além dos convidados selecionados em audições.

 

 

FOTOS: Michael Dantas /SEC

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura:

Contatos: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img