A Feira Nacional do Camarão (FENACAM) 2024 celebra duas décadas de sucesso como um dos maiores e mais influentes eventos de aquicultura e carcinicultura da América Latina. O encontro acontecerá de 19 a 22 de novembro, com palestrantes nacionais e internacionais e contará com congressistas do Brasil, América Latina, EUA, Europa e Asia.
A programação técnica e empresarial será nos dia 20 a 22 de novembro, das 08:30 às 13:00 hs (Simposios Internacionais) e das 14h às 22h (Feira Internacional de Aquicultura) e espera atrair mais de 7 mil visitantes. O evento reúne produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários de diversos países, consolidando-se como uma vitrine para o setor e ponto de encontro para troca de conhecimento e realização de negócios.
Um dos convidados é Daniel Pinto Borges, Engenheiro de Pesca amazonense, Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror-AM), que falará sobre:
“Desafios Institucionais, Avanços e Perspectivas para a Aquicultura Amazônica”.
“É uma grande oportunidade de aprendizado e também para dividir experiências. Nós do Amazonas, na Amazônia como um todo, enfrentamos alguns problemas peculiares e acredito que nossas soluções podem ajudar em diversas situações. Estamos muito satisfeitos em poder participar da Feira do Camarão”, garante Daniel, que viajou mais de 2.700 quilômetros para participar do evento.
O setor da aquicultura tem mostrado números significativos: em 2023, a produção brasileira de pescado ultrapassou 850 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). A carcinicultura brasileira, que já ocupou a liderança da produção e exportações da América Latina, tem enfrentado desafios desde 2010, mas desde 2017, voltou a crescer e em 2023, produziu 180.000 t de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). De acordo com o presidente da ABCC e FENACAM, Itamar Rocha, a interiorização da atividade, utilizando águas oligohalinas (baixa salinidade) tem sido responsavel pelo atual crescimento e pela recuperação da produção e sua interiorização. “Com novas tecnologias, práticas de manejo aprimoradas e com foco na sustentabilidade, o Brasil busca retomar sua participação no mercado global”, explica.
Com um pavilhão de 8.000 m², a FENACAM 2024 contará com a participação de mais de 200 expositores nacionais e internacionais, representando países como Canadá, Estados Unidos, México, Equador, Austrália, Bélgica, França, Inglaterra, Tailândia e China. A programação será enriquecida por simpósios técnicos e científicos que contarão com a presença de 50 palestrantes, sendo 20 internacionais, que abordarão as mais recentes inovações tecnológicas, com destaque para as práticas que estão revolucionando a sustentabilidade e os avanços tecnológicos do setor carcinicultor e aquicola.
Uma das ações mais aguardadas na feira será o XX Simpósio Internacional de Aquicultura também acontecerá na parte da manhã, durante os três dias do evento, e abordará temas como novas tecnologias, em termos de alimentos funcionais, sistemas de arraçoamentos automaticos, sistemas de transferência e despescas com bombas, agregação de valor aos produtos disponibilizados aos consumidores, desafios, manejos adequados para uma eficiência produtiva, bioseguridade e controle sanitário, entre outros.
Outra oportunidade de troca de conhecimentos entre o público será o II Workshop da RECARCINA (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Carcinicultura Brasileira) que acontece nos horários da tarde durante todos os dias da feira. Além de tudo isso os visitantes da FENACAM também poderão conferir exposições de produtos e serviços relacionados à aquicultura e participar de painéis técnicos de discussão sobre temas essenciais para o desenvolvimento da atividade no Brasil e no mundo.
História e Impacto da FENACAM
Desde sua criação em 2004, a FENACAM se consolidou como um evento de referência global. Em suas edições anteriores, somou mais de 445 palestrantes e 912 palestras, com a participação de especialistas de 31 países. Mais de 26.000 participantes e um público superior a 89.000 visitantes passaram pelo evento ao longo dos anos. Este histórico ressalta a importância da FENACAM como uma plataforma essencial para a promoção de tecnologias, realização de negócios e fortalecimento do setor.
Itamar Rocha, presidente da FENACAM 2024, destaca a relevância do evento na história da aquicultura: “Comemorar 20 anos da FENACAM é celebrar o desenvolvimento da aquicultura no Brasil e no mundo. Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória, que só cresce a cada edição. Para 2024, preparamos uma programação ainda mais rica, com palestrantes de renome internacional e uma feira de negócios que vai trazer o que há de mais moderno no setor.”
Serviço
Evento: FENACAM 2024
Datas: 19 a 22 de novembro de 2024
Local: Centro de Convenções de Natal
Visitação: 20 a 22 de novembro, das 14h às 22h
Mais informações: www.fenacam.com.br
A FENACAM 2024 promete ser uma edição histórica, reafirmando seu papel de destaque na agenda internacional do setor e contribuindo para a evolução da aquicultura e carcinicultura.