quarta-feira, setembro 18, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILBloqueio do X teve início em computadores; em seguida, suspensão ocorreu em...

Bloqueio do X teve início em computadores; em seguida, suspensão ocorreu em celulares

A rede social X começou a sair do ar na madrugada deste sábado (31) primeiramente em computadores. É o revela o Downdetector, que registra queixas com canais digitais — o bloqueio teve início a partir da 0h, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Downdetector, após o bloqueio do X em computadores, a rede social de Elon Musk parou de funcionar em aparelhos de celular. A informação é do jornalista José Marques, da Folha de S. Paulo.

Moraes determinou nesta sexta-feira (30) a derrubada “imediata, completa e integral” do funcionamento da rede.

A suspensão do X no Brasil é uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado decidiu pelo bloqueio da rede social na tarde desta sexta-feira (30).

Moraes também impôs multa de R$ 50 mil diária a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer subterfúgio (como VPNs) para acessar o X, mesmo o site estando banido do Brasil.

Rede social: VPN

O magistrado, no entanto, suspendeu a parte da decisão que obrigava a Apple e o Google a retirar no prazo de cinco dias o X dos aplicativos oferecidos nas lojas virtuais a usuários do sistema IOS e Android.

Também foi suspenso o prazo para que sejam retirados das lojas virtuais aplicativos que possibilitam o uso do VPN (virtual private network).

O ministro também desobrigou os provedores de serviços de internet de deixar de oferecer o aplicativo X.

A multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN para acessar a rede social X está mantida.

A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. O prazo terminou às 20h07 desta quinta-feira (29).

Na quarta-feira (28), o ministro intimou Musk a realizar a indicação. A intimação foi feita no perfil do STF na rede social. No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça.

Anatel tem até 24h para bloqueio

Pela decisão desta sexta-feira, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão em 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia para realizarem os bloqueios.

As operadoras também deverão bloquear o uso de VPN por usuários que tentarem burlar a suspensão.

A medida terá validade em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas.

Musk decidiu fechar escritório do X em comunicado no dia 17 de agosto

X: fim das operações

No dia 17 de agosto, a rede social X anunciou o encerramento das operações no Brasil. O escritório funcionava no país desde 2012 e, no últimos meses, tinha cerca de 30 funcionários no país. A notícia foi dada com exclusividade pelo ICL Notícias.

A empresa chegou a ter mais de 100 trabalhadores no Brasil até ser comprada por Elon Musk, que, em novembro de 2022, fez a primeira demissão em massa.

Os funcionários foram informados do desligamento neste sábado após terem sido convocados para uma reunião no mesmo dia. “Avisaram num all hands (reunião geral) hoje, que foi marcado hoje. Um monte de gente nem viu o invite (convite da reunião)”, disse um funcionário, que prefere não se identificar, ao ICL Notícias. O anúncio foi feito pela CEO da empresa, Linda Yaccarino.

Decisão após Moraes

O X justificou a decisão como forma de proteção da equipe. “Falaram que estão ameaçando prender nosso time jurídico, então, para proteger a gente, vão fechar [o escritório]”, contou a fonte ouvida pelo ICL Notícias.

Após a reunião, a empresa afirmou em nota que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes “optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.”. A empresa divulgou uma ordem sigilosa de Moraes que prevê prisão por descumprimento de ordem judicial a representantes do X.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Vídeo: Datena agride Pablo Marçal durante debate em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=nv3jXHWEUWg José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) durante um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img