Como se explica tamanha destruição provocada por um asteróide de apenas 9 km chocando-se contra um planeta de 12.742 km de diâmetro?
A hipótese da morte dos dinossauros pelo meteoro não tem a ver com o impacto do asteróide, eles não morreram na hora quando ele caiu, tal como um míssel.
Ocorre que a terra possui uma atmosfera, que consegue segurar os gases dentro dela. Se algum gás tóxico é liberado em grande quantidade, ele fica preso sufocando os seres vivos, além da poeira gerada.
No caso dos dinossauros, houve uma liberação muito grande de gases de enxofre na atomosfera (ta troposfera e estratosfera) e o pó de silicato escureceu os céus, impedindo a passagem de luz solar, o que desestabilizou o ambiente em que viviam, e aqueles que não morreram intoxicados, experimentaram condições de temperatura e falta de luz que não eram mais propícias a sua vida. Acredita-se que um inverno de 15 anos se sucedeu a queda dos asteróides. Como eles não estavam adaptados a este clima, não sobreviveram, a seleção natural dá conta de mudanças de temperatura e alimentos quando é devagar, neste caso não dava tempo de haver seleção.
Parte dos dinossauros era herbívora, como não havia mais luz para as plantas produzirem fotossíntese, além do excesso de enxofre e frio, boa parte morreu, como os dinossauros e animais herbívoros que dependiam deles para se alimentar (ai também pense que se animais herbívoros morrem, os carnívoros que se alimentariam deles também vão juntos).