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Grupo Chibatão inicia transporte de seu Pier Flutuante

Os píeres flutuantes são estruturas utilizadas nas áreas marítimas e fluviais para facilitar o acesso às embarcações, oferecer suporte para atividades náuticas e proporcionar segurança durante embarques e desembarques.

Pier flutuante de 277 metros de comprimento, com grande capacidade de movimentação de cargas (entrada e saída), equipado com três guindastes considerados gigantescos, construído pelo Grupo Chibatão após autorização da receita Federal , inicio o deslocamento para o município de Itacoatiara, onde passará a receber  as cargas destinadas a Manaus, assim como servirá de porto de embarque para o que vai para fora do Amazonas.

O deslocamento da grande estrutura vai levar 30 horas, um tempo considerável razoável se analisados o tamanho da estrutura e a diminuição do volume de aguas do Rio Amazonas.

Depois de ancorado, o terminal vai garantir o transbordo de milhares de containers dos navios para balsas em todo o periodo que durar a grande vazante dos rios, que já afeta negativamente as vidas de milhares de pessoas no estado do Amazonas.

Conheça o Píer Provisório Flutuante do Porto Chibatão, uma medida inovadora para garantir a movimentação e o abastecimento de cargas e insumos para a indústria e comércio no Amazonas durante o período de estiagem, quando as águas baixam e a navegação se torna desafiadora.

Localizado estrategicamente em Itacoatiara a 10 milhas da Foz do Madeira, o píer provisório contará com 277,5 metros de comprimento por 24 metros de largura, sendo o ponto de transbordo essencial para o transporte de contêineres do navio para as balsas.

Ancorado com poitas de 55 toneladas, o píer suportará as operações mesmo nas condições mais desafiadoras do Rio Amazonas. Seja com a descarga parcial em 24 horas ou total em 48 horas, a eficiência é garantida, com operações TRANSIT POINT: de NAVIO para BALSA, não havendo necessidade de área de armazenagem.

Com até 10 movimentos de guindaste por hora, o alívio da carga é rápido e preciso. E se a profundidade do rio não permitir a navegação segura do navio, as balsas entram em cena. O tempo de navegação por balsas do Píer Provisório ao Porto Chibatão em Manaus tem média de 24 horas.

Com um planejamento cuidadoso e flexibilidade operacional, cada armador terá sua programação semanal ajustada por ordem de chegada e conforme a demanda.

Seguindo a essência visionária do Senhor José Ferreira de Oliveira, o Passarão! A criação do Píer Provisório Flutuante do Porto Chibatão representa nossa capacidade de superarmos juntos, os desafios logísticos por meio de estratégias eficientes, mesmo durante o período da estiagem.

 

Logistica iniciada

——–

Os cais e os píers são estruturas que podem ser usadas em portos para embarcações, mas têm diferenças estruturais e de função: 

  • Cais

    São estruturas paralelas à linha da costa, geralmente construídas com pedras, que servem para facilitar o ancoramento de barcos e a carga e descarga de produtos. Os cais podem ter atracadouros, onde as embarcações são amarradas, e outros equipamentos para a manipulação dos navios. Os cais também podem ser classificados como marítimos, fluviais ou lacustres, e podem ser protegidos por abrigos naturais ou artificiais. 

  • Píers
    São estruturas construídas sobre a água, geralmente com flutuadores feitos de concreto, aço ou polietileno, que se projetam perpendicularmente à margem e entram no corpo de água. A principal função dos píers é fornecer um ponto de acesso ao mar ou a corpos d’água, oferecendo comodidade e praticidade para embarcações e seus usuários. 
    ——
    O Porto Chibatão possui um Cais Flutuante.  Uma estrutura respeitável para os padrões amazônicos.

INSTALAÇÕES DE ACOSTAGEM E TIPO DE EMBARCAÇÕES:

Cais Flutuante: O PORTO CHIBATÃO dispõe de 01 (um) Cais Flutuante de 1.026,00m de comprimento por 24,00m de boca.

Finalidade: O Cais flutuante tem como finalidade, o embarque e desembarque de navios, para movimentação de cargas de projetos, cargas gerais e conteinerizadas, movimentadas no terminal.

Quantidade de berços de atracação no cais: 07 sendo 03 (três) berços internos e 04 (quatro) berços externos. Considerando o tamanho do maior navio autorizado a atracar em cada berço, com atracação simultânea de navios sendo: Berço Interno (navios de 220,00m e 260,00m) e no Berço Externo (navios de 305,00m), em conformidade com o método preconizado pelo Port Designer´s Handbook.

Rampa Flutuante: Quantidade – 02; Comprimento de rampa – 38,00m; Boca – 9,50m.

Finalidade: A rampa flutuante tem como finalidade, o embarque e desembarque de containers, para movimentação de cargas de projetos, cargas gerais e conteinerizadas, movimentadas no terminal. 

 

 

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