- Animais extremamente inteligentes são animais de estimação TERRÍVEIS. Eles precisam de estímulo intelectual constante para permanecer sãos e são extremamente destrutivos se sua necessidade de estimulação intelectual não for atendida (e muitas vezes, mesmo que seja, destruir coisas é divertido).
- Os chimpanzés podem ser o único grande macaco que é realmente MAIS agressivo do que os humanos. Eles são terrivelmente agressivos e violentos. Eles vão direto para o rosto, mãos e virilha quando estão com raiva.
- Os chimpanzés são mais fortes do que os humanos.
- Os chimpanzés não são apenas inteligentes, mas também são capazes de empatia, além de serem autoconscientes. Essa combinação significa que eles são capazes de crueldade deliberada, bem como de bondade. Como a maioria dos animais sociais com essas habilidades mentais, eles se envolvem em atos de crueldade intencional. Dado o ponto 2, eles fazem isso com bastante frequência.
- Os chimpanzés, por serem altamente inteligentes, empáticos e autoconscientes, também podem guardar rancor contra um indivíduo. Pode ser por um bom motivo, ou por qualquer motivo que eles inventem. Então tentarão colocar as mãos naquela pessoa e brutalizá-la ou matá-la.
- Diante de tudo isso, os chimpanzés são extremamente difíceis de manter em cativeiro. Apenas mantê-los contidos é como administrar uma prisão de segurança máxima, exceto que os internos não têm noção das consequências.
- Os chimpanzés têm uma baixa taxa reprodutiva, assim como os humanos, e demoram muito para atingir a maturidade reprodutiva. Essa combinação torna particularmente difícil cruzar seletivamente uma população para produzir as características que você deseja. Provavelmente levaria mais de mil anos apenas para começar.
- Para criar animais seletivamente para domesticá-los, você precisa de muitos deles em cativeiro. Eles precisam de diversidade genética suficiente para evitar problemas de endogamia e ainda dar a você espaço para fazer a seleção.
- Os chimpanzés têm necessidades dietéticas complicadas e mesmo os melhores zoológicos estão tendo muita dificuldade em mantê-los saudáveis em cativeiro. Eles precisam comer muita folhagem. Comer vegetais humanos e biscoitos de macaco significa que eles morrem muito jovens de doenças cardíacas.
- Considerando tudo o que foi dito acima, se alguma coalizão extraordinariamente rica de pessoas decidisse fazer isso, o resultado provavelmente teria de ser declarado seres humanos. Os chimpanzés estão terrivelmente próximos da sapiência, e criá-los para ter melhor controle de impulso e ser menos agressivos (como deveria ser feito) provavelmente teria consequências interessantes e os tornaria um MUITO parecidos conosco para ainda serem considerados propriedade.