domingo, novembro 24, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSENADOSenado aprova voos domésticos de empresas estrangeiras na Amazônia

Senado aprova voos domésticos de empresas estrangeiras na Amazônia

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (4) um projeto que permite a operação de voos domésticos por empresas estrangeiras na Amazônia Legal. O PL 4.715/2023, proposto pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), recebeu parecer favorável do relator, senador Jaime Bagattoli (PL-RO), na forma de um substitutivo. Caso não haja recurso, a proposta seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986), apenas empresas constituídas sob as leis brasileiras e com sede e administração no Brasil podem realizar voos domésticos. O substitutivo ao PL 4.715/2023 modifica essa norma, permitindo que empresas estrangeiras operem rotas que tenham origem ou destino em aeroportos da Amazônia Legal.

O projeto visa permitir que empresas estrangeiras que operam voos internacionais para o Brasil possam também realizar voos domésticos na Amazônia. Dessa forma, uma companhia aérea poderia realizar a rota Miami-Manaus-Belém-Miami, por exemplo.

Segundo o autor, atualmente apenas três empresas dominam 99% do mercado de voos domésticos no Brasil, o que resulta em altos preços das passagens aéreas. Petecão destaca a baixa oferta de voos na região amazônica e a necessidade de abertura do mercado para beneficiar os habitantes da região Norte.

“Se não abrirmos o mercado, continuaremos nessa situação de penúria. É inaceitável que tenhamos que pagar um dos voos mais caros do país. Queremos o mesmo direito para o povo da região Norte que o povo da Região Sul tem”, afirmou Petecão.

O texto original do projeto condicionava a operação de rotas domésticas por empresas aéreas estrangeiras à comprovação de utilidade pública ou interesse nacional, sem limitar essas rotas à Amazônia Legal. Essa restrição foi introduzida no substitutivo de Bagattoli, que também incluiu a previsão de voos domésticos realizados por empresas estrangeiras com base em acordos de serviços aéreos internacionais.

“Isso será uma grande ajuda para a Amazônia, pois é muito difícil deslocar-se para outras regiões do Brasil. Incentivar a aviação regional é essencial”, argumentou o senador.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e o senador Jorge Seif (PL-SC) também apoiaram a medida, ressaltando a importância de abrir o mercado e reduzir os preços “abusivos” das passagens aéreas.

O relator recomendou a rejeição de uma emenda aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), que exigia que as empresas interessadas solicitassem autorização para operar rotas domésticas e que os tripulantes dos trechos domésticos fossem brasileiros natos ou naturalizados. Para o relator na CI, essas exigências criariam dificuldades burocráticas e logísticas para as empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img