A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) , confirmou no inicio da tarde desta quarta-feira, 29.05, que a VII Feira do Queijo de Autazes, especificamente da Região Autaz Mirim(Comunidade Novo Céu), terá apoio da pasta, dada a importância do setor de laticínios para aquele município, um dos maiores produtores do Amazonas. O acordo foi firmado junto à Comissão Organizadora da APCAM – Associação dos Pecuaristas de Autaz Mirim, responsável pela realização do evento
De acordo com Daniel Borges, Secretário da Sepror, a indústria do Leite e seus derivados tem uma importante contribuição para com o Setor Primária, garantindo trabalho e renda em todo o Amazonas e apoiar a VII Feira do Queijo de Autazes é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos pecuaristas. “O Amazonas já ganhou prêmio nacional pela produção de queijos. É um mercado forte e que tende a crescer com iniciativas como a Feira do Queijo. O Governo do Amazonas apoia qualquer iniciativa que favoreça os produtores rurais e nesse caso não é diferente”, afirma Borges
Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, é conhecida como terra do leite, e também pioneira na produção de queijo em queijarias flutuantes, com diversas industrias em funcionamento e centenas de pequenos produtores em atividade no município. Os diversos tipos de queijo, principalmente do tipo qualho, abastecem boa parte do mercado consumidor de Manaus. A região do Autaz Mirim, onde será realizada a VII Feira do Queijo, possui atualmente 69 mil cabeças de gado.
A iniciativa da Feira é para darmos oportunidades de negociação para todos os que participam, sejam grandes ou pequenos produtores. Dar visibilidade é importante, principalmente com tanta concorrência, como é o caso da indústria de queijos. Estamos muito felizes com o apoio do Governo do Amazonas e esperamos mais uma edição de sucesso”, completou Dalton Serudo, presidente da APCAM.
De acordo com o Relatório de Atividades (Rat) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuario e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em 2023 a estimativa de produção de Leite em Autazes foi de 4 milhões e 341 mil litros de leite e da produção de queijo 249 mil quilos. Os maiores produtores de leite e queijo do Amazonas são: Manicoré (Distrito Santo Antonio do Matupi), Humaitá, Apuí, Careiro da Várzea e Autazes, somando-se a produção da bovino cultura e bubalino cultura.
Texto e fotos: Divulgação APCAM