Mais de 50 agricultores familiares da Organização Hollywood, localizada na zona rural de Manaus, serão beneficiados com R$ 400 mil em implementos agrícolas, viabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e do Fundo Manaus Solidária (FMS), cada um no valor de R$ 200 mil, destinados a criação de oportunidades e melhorias na produção rural de Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Entre os itens adquiridos com o recurso estão roçadeiras, triciclos, um trator e um veículo para escoamento, que devem ser entregues aos sócios comunitários da Hollywood no próximo mês. Os implementos devem ser utilizados nas produções de macaxeira, pepino, couve, pimentão e galinha de corte.
Desde 2022, os técnicos da Gerência de Apoio às Organizações de Produtores (Georp) do Idam atuam na regularização da Organização Hollywood, com auxílio na resolução de conflitos internos, correção de documentações, CNPJ, criação de Estatuto Social e capacitação dos produtores rurais.
O instituto trabalha para ajudar os agricultores familiares a se regularizarem, inclusive, em associações e cooperativas, pois, juntos, eles se fortalecem na busca por recursos que beneficiam toda comunidade. Desta vez, foi a Organização Hollywood, na capital, mas qualquer grupo de agricultores podem buscar as Unidades Locais (UnLocs) do Idam para buscar a regularização e, consequentemente, o fomento.
Apoio na regularização
Além da regularização da associação, o Idam atuou na capacitação dos produtores rurais e dos gestores da Organização Hollywood, por meio de cursos de técnicas de Gestão e Liderança, Atas e Estatutos e com orientações sociais para organizações de produtores, como informou o técnico da Georp, Domingos Sávio Oliveira.
“Em posse das informações essenciais para o bom funcionamento da associação, bem como de suas documentações e orientações para a resolução de conflitos internos, a associação aguardou a abertura de editais para participar e angariar recursos. Ano passado, foram abertos dois editais de chamada pública voltada para as organizações, nos quais o Idam auxiliou a associação Hollywood nas inscrições”, concluiu Sávio.
Fotos: Divulgação/Idam