quarta-feira, julho 3, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEEnsaio da Batucada no Olímpico mostra que vai ser a grande opção...

Ensaio da Batucada no Olímpico mostra que vai ser a grande opção dos domingos para os amantes de boi-bumbá

 

A noite desse domingo (10/03), no Olímpico Clube, mostrou o quanto o público está ansioso para o início dos grandes eventos de boi-bumbá, na capital. O parque aquático do clube avermelhou no segundo ensaio da Batucada deste ano, em Manaus. O público lotou o espaço que recebeu melhorias na estrutura para grandes eventos. Os batuqueiros levaram o ritmo, a cadência e a tradição para acompanhar os levantadores encarnados: P.A. Chaves, Leonardo Castelo e David Assayag. Espetáculo que teve a participação especial dos dançarinos do Garantido Show e a animação do Comando Garantido.

Localizado no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Kako Caminha, zona centro-sul de Manaus, o Olímpico volta a ser a opção de lazer para os amantes de boi-bumbá, aos domingos na capital Amazonense. Tanto que famílias inteiras foram se divertir no “dois pra lá, dois pra cá”.

Um dos pontos elogiados foi o horário. A festa começou 18h e foi até por volta da meia-noite, o que deu a chance das pessoas brincarem e sairem cedo. “Eu acho esse horário bom, principalmente pra quem tem aula ou trabalha de manhã cedo, na segunda-feira”, declarou o comerciário Josias Bentes, que estava acompanhado de um grupo de amigos.

Tradição de família

Amar o Garantido muitas das vezes vem de berço. Prova disso é o batuqueiro mirim, de apenas dois anos de idade, Henry Melo, que foi levado para o ensaio show pela mãe, a advogada Taynah Melo. “O meu filho adora tocar, mesmo tendo apenas dois anos de idade, inclusive ele adora bateria. Então meu pai, dei para o Henry esse ‘tamborzinho’ envelopado de Garantido e ele adorou. Com certeza ele está tendo uma das melhores noites da vida dele”, afirmou a Taynah.

A ator amazonense Adanilo, que interpretou o Deocleciano jovem na primeira fase do remake da novela Renascer, da Rede Globo de Televisão, também prestigiou o ensaio da Batucada. Mesmo com a agenda cheia, dividindo o tempo entre Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro, o ator arrumou um tempinho para assistir de pertinho o boi do coração. “Estou me dedicando muito ao trabalho, em fazer filmes, novelas e séries, mas sempre que sobra um tempo é do Garantido pra gente vir curtir esse momento aqui. Eu nasci para ser vermelho”, afirmou o ator.

Parte musical
O primeiro a subir no palco foi PA Chaves, que entoou toadas de temporadas marcantes na trajetória de muitos torcedores encarnados, como “Geração Garantido” (2011), “Tom Garantido” (1998) e “Mapinguari (1997), por exemplo. “Eu sou uma cria da Batucada, sou um ex-ritmista, e é sempre um prazer estar em um evento direcionado para o Ritmo, Cadência e Tradição, que é o item de número 3, o melhor ritmo do Festival que é a Batucada do Garantido. Aqui no Olímpico a festa está linda; você amigo encarnado que não veio, terá outras oportunidades”, frisou PA Chaves

A primeira batida do tambor da Batucada foi com o levantador oficial do Garantido em Manaus, Leonardo Castelo, com a toada Anunciação Vermelha do ano de 2005, “Nação vermelha e branca, galera encarnada, galera do contrário também, a gente convida todo mundo para vir conferir o ensaio da nossa Batucada aqui no Olímpico, que na verdade está voltando. Eu estudava na Escola Técnica, saia da aula e vinha para o ensaio da batucada, assistia o ensaio, e agora estou completando 20 anos aqui na Batucada, para mim é uma felicidade imensa; só gratidão a Deus. A gente convida todo mundo que não conhece o ensaio, que vem conhecer, aqui é bom demais, o sucesso aqui é Garantido”, afirmou Leonardo.

O Boi Garantido, com o tripa Batista Silva, surgiu no meio da galera, e evoluiu no palco ao som da toada Vendaval de Amor Garantido.

Para finalizar a festa, David Assayag, a voz da Amazônia, entrou no palco e conduziu os batuqueiros, em um momento apoteótico. Quebrando o protocolo, David convidou a Rosa Vermelha, Márcia Siqueira que estava no evento apenas se divertindo, para fazer um show à parte. Márcia cantou toadas como “Luzes Rubras”, “Naiá”, e “Revolução das Cunhãs”.
A Batucada foi comandada pelo mestre batuqueiro Francisnaldo Pinheiro. A organização e direção do evento foi de Rivaldo Pereira.
Assessoria de Comunicação do MAG
Texto: Harley Santos
Fotos e vídeos: Eduardo Cavalcante, Francisco Cabral, David Reis e Teka Prado.
Coordenação: Arnoldo Santos (99136.5048)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img