sábado, setembro 7, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAFim de semana: Programação cultural do Governo do Amazonas antecipa Dia das...

Fim de semana: Programação cultural do Governo do Amazonas antecipa Dia das Crianças

 

Programação prioriza as crianças, sem esquecer os adultos

 

A programação infantil dá o tom dos eventos que o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, preparou para oferecer ao público de Manaus durante o fim de semana que precede o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Há, entretanto, programação para todas as idades.

 

Hoje e amanhã (06 e 07/10), o musical infantil “Pluft, Plaft, Zuum”, promovido pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, faz sua grande estreia. Dedicado aos espectadores mirins, o espetáculo gratuito será apresentado no Teatro Amazonas, com duas sessões, às 18h e às 20h, nos dois dias.

 

Livremente inspirado na obra de Maria Clara Machado, “Pluft, Plaft, Zuum” faz uma viagem imaginária pelo mundo circense, com os atores fazendo acrobacias, números de mágica e outros números circenses, brincando com a ludicidade numa concepção de fábula e magia. O espetáculo contará com tradução em Libras e audiodescrição, no dia 6, na sessão das 20h, e no dia 7, nas duas sessões, às 18h e 20h.

 

Também na programação pelo Dia das Crianças, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) preparou um repertório especial para apresentar nesta sexta-feira (06/10), no Teatro Gebes Medeiros, às 19h. Intitulado “Infantil”, o concerto traz temas de filmes e desenhos famosos, além de temas de jogos infantis.

 

Na manhã de sábado (07/10), a programação voltada aos pequenos é um passeio no AmazonBus, das 8h às 12h, levando o público infantil pelo centro histórico de Manaus. Todas as vagas já foram preenchidas e as inscrições estão encerradas. Vale lembrar que os espaços visitados estarão abertos à visitação, mesmo para quem não está entre os passageiros do AmazonBus.

 

O tour sai do Largo de São Sebastião e passa por espaços como a Biblioteca Pública, o Palácio Rio Negro e a Usina Chaminé, com destino final ao Centro Cultural Povos da Amazônia, onde acontecerá uma visita guiada pelo espaço.

 

Ainda no sábado, às 16h, o hall do Teatro Amazonas se abre às crianças com uma programação de contação de histórias com bonecos intitulada “Luzeiros, cultura e arte”. Comandada pela artista Malu Finança, a contação de histórias com bonecos segue com um momento recreativo na área externa do teatro.

Festival de Teatro da Amazônia

 

O Teatro da Instalação será o palco da estreia do Festival de Teatro da Amazônia (FTA), amanhã (07/10), às 19h, com o espetáculo “No me toquen ese valse”, do Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, um dos convidados desta 17ª edição. A companhia de teatro tem 50 anos de atividade ininterrupta do fazer teatral na América Latina.

No domingo (08/10), às 10h, o FTA segue no Teatro Amazonas com o início da Mostra não competitiva Ednelza Sahdo com o espetáculo “Vida Seca”, da Cia Manipuladora de Formas ETC e Tal (SC).

 

Também pela Mostra Ednelza Sahdo, no domingo, às 19h, vai ser apresentado, ainda no Teatro Amazonas, “Hamlet Cancelado”, de Vinícius Piedade (SP). Ainda no domingo tem a abertura da Mostra Jurupari, às 17h, no Largo de São Sebastião, com o espetáculo “O Bode Quer”, de Evan Teixeira (CE).

 

Mania de Ler

 

No domingo (08/10), o programa Mania de Ler recebe a visita ilustre da escritora Adriana Barbosa, que vai realizar atividades de contação de histórias com fábulas amazônicas. A atividade literária acontece das 17h às 19h30, no Largo de São Sebastião, onde estará instalada a biblioteca volante Aníbal Beça.

 

O programa Mania de Ler é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A cada edição traz diversas atividades para o público infantil, como contação de histórias, oficinas de libras e brincadeiras lúdicas. Neste mês conta, ainda, com uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças: uma edição no dia 12 de outubro com a brincadeira de “caça ao tesouro literária”.

 

FOTOS: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ovam e Amazonbus) e Divulgação (Pluft e No me toquen ese valse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

População negra é maior vítima do consumo de álcool no país

  A população negra é a mais atingida pelas mortes atribuídas ao uso de álcool no Brasil. Esse é um dos temas em destaque da...

Da Forbes para as livrarias. Nelson Wilians lança “Loucura, não. Coragem!

Nelson Wilians, o advogado que recentemente estampou a capa da Forbes e fundou o maior escritório de advocacia da América Latina, está prestes a...

Explanação sobre a Importância dos Conselhos das Cidades

Os movimentos sociais são enfatizados como o elemento dinâmico da sociedade civil que pode realizar o potencial de sua modernização: Geram novas solidariedades, alteram estruturas...

Concurso da CMM tem 83 vagas Nível Médio, Superior e Procurador

Com três editais publicados para o preenchimento de 83 vagas, o concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM) está com inscrições abertas, com...

Contas OAB AM aprovadas pela 3ª Câmara do Conselho Federal

A Terceira Câmara do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou por unanimidade a prestação de contas do Conselho Seccional da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img