quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURALIVRO História de internacionalização das Havaianas vira livro

[DO BRASIL PARA O MUNDO] História de internacionalização das Havaianas vira livro

Símbolo brasileiro no exterior, as Havaianas tiveram seu nome catapultado para mais de uma centena de países entre os anos de 2000 e 2010. Nesta pauta/livro, quatro executivos que trabalharam na expansão da marca mostram todo o trajeto feito pela Alpargatas para fazer o nosso “chinelo de dedo” alçar voos altos, até desembarcar no tapete de vermelho de Hollywood, por exemplo.

“Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” desvenda muitas perguntas de por quais motivos o “Case Havaianas” ainda é tão amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado.

Como a sandália criada na década de 1960 passou a ser vendida em mais de 150 países e se tornou ícone no mundo da moda

Quem nunca usou uma sandália das Havaianas na vida? O calçado mais famoso do Brasil e que ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em mais de 150 países. Mas como começou a história da internacionalização da marca? Quem teve a ideia de transformar o “chinelo de dedo” num ícone brasileiro e exportá-lo como um objeto quase que cultural? Em “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” (Lisbon International Press) descortinamos essas e várias outras curiosidades sobre a marca. A obra tem lançamento marcado para o dia 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi em São Paulo.

Entre os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas deram um salto estratosférico: passaram de 9 para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou status de ‘top of mind,’ prestígio jamais alcançado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.

As Havaianas são um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a criação de parcerias com estilistas dos mais renomados. Elas são donas de substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa nacional e internacional, fatores que fazem o “Case Havaianas” ser amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado. As sandálias são motivo de orgulho dos brasileiros quando vemos alguém de outro país calçando as “nossas sandálias”.

“Diferenciar as Havaianas de sandálias baratas produzidas na Asia, quando ainda não era conhecida no exterior foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de valor da marca que representávamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria”, explica Alexandre Utino, um dos coautores de “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”.

Em seu planejamento de expansão, a Alpargatas (empresa criadora e dona das Havaianas) montou um seleto time de profissionais para catapultar a marca do Brasil para o exterior. Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de internacionalização da empresa a partir do ano 2000.

“Durante muitos anos, sempre surgiram dúvidas de pessoas próximas, de como as Havaianas conseguiram participar de eventos de repercussão mundial como o Oscar da academia de Holllywood ou dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque. Nesta obra, explicamos os detalhes de como foi negociar e preparar a participação nestes eventos”, revela Eduardo Bissoli, executivo que trabalhou na Alpargatas e também é um dos autores desta obra.

Apesar do grande sucesso obtido pela marca, o livro não pode ser considerado um conto de fadas ou mesmo uma história sem percalços. “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” convida o leitor a entender um pouco mais da história de uma marca que deixou de calçar apenas os pés de brasileiros para explorar o mundo, adaptando-se para atender as necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.

Sobre os autores:

Alexandre Utino é formado em Administração pela Universidade Paulista e pós-graduado em Economia Política Internacional pela Universidade de Tsukuba – Japão, atua há mais de 24 anos no desenvolvimento de negócios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB Company e JBS Foods (Seara), além de empreender em projetos de consultoria e trading.

Eduardo Bissoli é empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios internacionais, graduado em Comércio Exterior e com pós-graduação em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi responsável pelas áreas de Comércio Exterior em multinacionais como Petroquímica União, Kostal Eletromecânica, Nestlé Brasil, Alpargatas Brasil / Alpargatas USA e Pentland Brands.

Renato Pinheiro é graduado em Administração de Empresas e com MBA em Finanças (BBS – Brazilian Business School) e em Gestão de Negócios (INSPER/SP), além de um Summer MBA em MKT (UR-USA), Renato possui carreira de mais de 20 anos na Área de Desenvolvimento de Negócios Internacionais. Foi executivo de empresas como Alpargatas, DASS e ASICS e atualmente, é consultor em desenvolvimento de negócios internacionais.

Sérgio Sanches é consultor no campo do desenvolvimento de negócios internacionais. Formado em Administração de Empresas pela PUC, com especializações pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, Sérgio fez carreira em empresas como Nestlé, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o primeiro time que planejou e realizou a internacionalização da marca Havaianas.

 

Livro: Havaianas – A internacionalização de um ícone brasileiro

Lançamento: 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi)

Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches

Editora: Lisbon International Press

Páginas: 370

Preço: R$ 57,90

Adquira o livro em: https://www.livrohavaianas.com.br/ ou nas principais livrarias online do país

Instagram: @livrohavaianas

 

 

Para entrevistas e mais informações sobre o evento de lançamento:

Marcelo Boero

(11) 99603-2034

marcelo@aspasevirgulas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img