O Flamengo continua como o clube de maior torcida no Brasil, com uma vantagem de quase cinco milhões de aficionados para o Corinthians, que é o segundo colocado. São 25,7 milhões de torcedores rubro-negros.
Os números fazem parte de uma nova pesquisa de amostragem feita pelo Ibope, atendendo um pedido dos clubes da elite do Campeonato Brasileiro.
Em junho, julho e agosto de 2017, o instituto entrevistou 6.006 pessoas das classes socioeconômicas A, B, C e DE, com 16 anos ou mais, totalizando 159,7 milhões de indivíduos. Destes, 110,4 milhões gostam de futebol e torcem para algum clube.
Neste contexto, a torcida do Flamengo equivale a 23% da população brasileira que gosta de futebol.
O Corinthians, que historicamente sempre consta como o segundo clube de maior torcida em qualquer ranking, tem 21 milhões de torcedores, segundo o Ibope. Ou seja, 19% da população brasileira.
A vantagem do clube do Parque São Jorge para o terceiro e o quarto colocado é bastante significativa. Nessas posições estão as torcidas de São Paulo (11 milhões ou 10%) e Palmeiras (10,2 milhões ou 9%), respectivamente.
O Ibope informou que o erro de amostragem e de no máximo 2 pontos percentuais.
OS SIMPATIZANTES
Uma novidade na pesquisa que o Ibope fez para os 20 clubes da Série A nacional e a inclusão de simpatizantes.
O Flamengo também é o líder neste ranking. São 6 milhões de simpatizantes, que somados com os 25,7 milhões de torcedores assumidos equivale a um universo de 31,7 milhões flamenguistas.
O Corinthians também é o segundo clube com mais simpatizantes. São 4,8 milhões de indivíduos.
Quem chama a atenção neste ranking é a Chapecoense. A equipe catarinense, que perdeu quase toda a delegação em um trágico acidente aéreo em 2016, tem 1,22 milhões de simpatizantes contra 370 mil torcedores assumidos.
Globo Esporte