domingo, setembro 29, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDETABAGISMO : Prefeitura de Manaus promove capacitação para ampliar atendimento às pessoas...

TABAGISMO : Prefeitura de Manaus promove capacitação para ampliar atendimento às pessoas que queiram deixar de fumar

Com a meta de ampliar o atendimento à população de Manaus nos Ambulatórios para Tratamento de Fumantes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta terça-feira, 28/9, uma capacitação sobre Abordagem Intensiva ao Fumante, direcionada para profissionais que atuam em unidades de saúde.

A capacitação, realizada no Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, será encerrada nesta quarta-feira, 29, e tem como público-alvo 50 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, divididos em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a gerente de Promoção da Saúde da Semsa, enfermeira Altemira Diniz, com a capacitação, a Prefeitura de Manaus pretende ampliar e reativar serviços em Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.

“A Semsa conta atualmente com 16 Ambulatórios ativos e pretende ampliar ou reativar os serviços que foram interrompidos, considerando a situação da rede de saúde no período da pandemia, quando houve maior concentração das ações no combate à Covid-19, com remanejamento de recursos humanos nos serviços de saúde. Com isso, há Ambulatórios em que é necessário capacitar novos servidores para que a equipe da Unidade de Saúde possa reativar o serviço e a Semsa pretende iniciar o atendimento em mais quatro Unidades de Saúde até o final deste ano”, explicou Altemira Diniz.

O conteúdo programático da capacitação aborda os temas: Diagnóstico situacional das ações de tabagismo em Manaus; Abordagem ao Fumante; Orientações para entender porque uma pessoa fuma; Os primeiros dias sem fumar; Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar; Benefícios obtidos ao parar de fumar; Farmacoterapia e apoio ao medicamento na abordagem ao fumante; Fluxo de informações; Oficina com Monoxímetro (aparelho que mede os níveis de monóxido de carbono no ar que o fumante solta e o grau de dependência do cigarro); e Técnicas de respiração.

“A intenção é que o profissional de saúde receba as informações necessárias para abordar o fumante, acompanhar o tratamento e orientar sobre os benefícios para a saúde ao abandonar o uso do cigarro”, informou a enfermeira.
Ambulatórios
O atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes é baseado na abordagem cognitiva comportamental e, quando necessário, há o suporte medicamentoso. As atividades acontecem em sessões individuais ou em grupos de apoio. Cada Ambulatório da rede municipal monta uma programação, de acordo com a realidade da Unidade de Saúde.
Para obter mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a Semsa também disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), canal de comunicação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes
Norte
1 – UBS Frei Valério – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel;
2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina;
3 – UBS Armando Mendes – Rua 5, s/nº, conjunto Manôa;
4 – Policlínica Anna Barreto – Avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião;
5 – UBS José Figliuolo – Rua Rios Arinos, s/nº – conjunto Residencial Viver Melhor;

Sul

6 – USF Dr. Luiz Montenegro – Rua Pico das Águas, nº 527, Nossa Senhora das Graças;
7 – UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;
8 – UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 3259 – Flores

Leste

9 – UBS Ivone Lima dos Santos, Rua 8, s/nº, Coroado 3;
10 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;
11 – UBS Mauazinho – Rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

12 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá – Rua V, nº 150 – Nova Esperança I;
13 – Policlínica Djalma Batista – Rua 23 de Dezembro, s/nº – Compensa III;

Disa Rural
14 – USFR São Pedro Km 35, Rodovia AM-010;
15 – UBFR Ephigênio Sales, km 41 AM-010;
16 – UBFR Pau-Rosa Km 21, BR-174 – Ramal do Pau-Rosa.

— — —
Publicado em – https://bit.ly/3ofUuMp

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segurança hídrica. Mudanças climáticas afetam os recursos hídricos no mundo?

A segurança hídrica está cada vez mais sob ameaça em nosso planeta. As alterações climáticas têm um papel crucial nessa questão, afetando diretamente a...

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as bets, como ficaram conhecidas as plataformas virtuais...

Mulheres ribeirinhas da Amazônia impulsionam turismo comunitário

Com o objetivo de melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o...

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img