domingo, setembro 29, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDESetembro Amarelo: quando procurar acompanhamento psicológico ???

Setembro Amarelo: quando procurar acompanhamento psicológico ???

Psicóloga do Sistema Hapvida explica como identificar quando a saúde mental não vai bem

O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, preenchido por campanhas que visam conscientização e acolhimento sobre a valorização da vida. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

A pandemia do coronavírus junto com o isolamento social, desencadeou uma série de problemas de saúde mental ao redor do mundo, com isso a campanha ganhou mais força e relevância. Dados apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.

Trata-se de uma realidade alarmante e que requer atenção redobrada, pois registra cada vez mais casos, principalmente, entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, fala sobre os sinais que sugerem que algo na saúde mental não vai bem, quando o acompanhamento psicológico é necessário e qual a função dele. “Imagina que você não está muito bem, que está com alguma questão emocional, seja uma raiva excessiva, ou um choro constante, e desânimo frequente. Algo que está desestabilizando seus sentimentos, e às vezes até afetando seu nível comportamental. São alguns pontos que a gente precisa ter cuidado, porque indicam que a nossa saúde mental não vai bem, e que podem interferir na nossa realidade no dia a dia. Daí a importância do acompanhamento psicológico, que vem para nos ajudar a equilibrar os sentimentos e comportamentos”, destaca.

Ivana Teles ainda lembra que a psicoterapia, vem para ajudar a lidar com os nossos sentimentos e também com os comportamentos que acabam sendo consequências de tudo isso. “A grande questão é quando os sentimentos e comportamentos ficam bastante alterados e exaltados, isso interfere certamente na nossa saúde mental. Além disso, sabemos que certas preocupações alteram diretamente a nossa saúde física, como dificuldades para dormir, provocando insônia excessiva, e alterações na alimentação, como comer demais ou de menos”, pontua.

Ela ainda alerta para outros sintomas que estão sempre presentes como alterações de humor com amigos, familiares, no trabalho e demais ambientes. E quando a pessoa percebe uma sobrecarga frequente de cansaço. “Quando a pessoa dorme, mas mesmo assim acorda cansada, isso pode sinalizar um cansaço ou desgaste mental. Além do desânimo no dia a dia em realizar práticas que antes lhe davam prazer. Como praticar exercícios, reunir-se com amigos, passear, práticas que agora não lhe dão o mesmo interesse, restando apenas o desejo de se isolar”, alerta.

Setembro Amarelo

A campanha da valorização da vida trata sobre a importância da saúde mental e os impactos que geram quando não recebem a devida atenção. Com isso, a ação reforça também a prevenção ao suicídio, um assunto complexo, mas de forma empática. Nessa situação destacamos dois aspectos: o autoconhecimento e o autocuidado.

Atualmente, existem diversos canais para dar atenção e atendimento às pessoas que podem precisar de ajuda. Um dos primeiros passos é procurar auxílio com um especialista sobre o assunto, como um psicólogo, o qual irá realizar o acompanhamento adequado e pode encaminhar ao psiquiatra para realização de intervenção medicamentosa.

Outro canal de atendimento é o número 188, do Centro de Valorização à Vida (CVV), que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita. Caso considere melhor escrever, pode utilizar o atendimento por chat e e-mail, disponíveis no site do CVV. Todos os atendimentos são mantidos em estrito sigilo.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segurança hídrica. Mudanças climáticas afetam os recursos hídricos no mundo?

A segurança hídrica está cada vez mais sob ameaça em nosso planeta. As alterações climáticas têm um papel crucial nessa questão, afetando diretamente a...

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as bets, como ficaram conhecidas as plataformas virtuais...

Mulheres ribeirinhas da Amazônia impulsionam turismo comunitário

Com o objetivo de melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o...

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img