quinta-feira, setembro 19, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioDO GOVERNO DO ESTADOCetam e Sedecti fecham oferta de 3 mil vagas em cursos de...

Cetam e Sedecti fecham oferta de 3 mil vagas em cursos de qualificação para 12 municípios

Como parte da estratégia de ampliação da oferta de cursos para o interior do Estado, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai ofertar 3 mil vagas, divididas em 68 cursos, para 12 municípios.

A oferta atende a uma solicitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e será uma ação de governo a ser executada pelos dois órgãos.

A reunião de alinhamento ocorreu entre o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, e o secretário Jório Veiga Filho, da Sedecti.

Também participou do encontro o coordenador do Departamento de Empreendedorismo da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Sedecti, Almir Albuquerque.

A ideia é ofertar cursos seguindo a vocação de cada região para, assim, proporcionar geração de emprego e renda ao final da qualificação.
E para chegar aos 68 cursos, técnicos da pasta debruçaram-se sobre o novo Catálogo de Cursos do Cetam e avaliaram os eixos de formação ofertados.

“Nos baseamos nos eixos que constam no catálogo e chegamos ao número e aos tipos de cursos”, explicou o coordenador do Departamento de Empreendedorismo.

O titular da Sedecti disse que o tipo de curso e o quantitativo podem ser revistos dependendo da avaliação do Cetam. “Essa ação segue a orientação do Governo do Estado em fomentar o empreendedorismo e a geração de renda.”

De acordo com Jório Veiga, com os cursos ofertados pelo Cetam será levada qualificação aos moradores dos municípios, que poderão iniciar um negócio e incrementar a economia de sua comunidade.

Para o presidente do Cetam, a iniciativa da Sedecti é muito bem-vinda pois, dessa forma, a autarquia vai oferecer os cursos dentro da necessidade específica das populações da localidade alvo.

“O governo Wilson Lima está expandindo a oferta da educação profissional pública e gratuita no Estado, como política de geração de trabalho, emprego e renda para a população. E a parceria com a Sedecti é importante para focar na empregabilidade”, ressaltou José Augusto.

As equipes técnicas da Sedecti e do Cetam iniciam as reuniões para a preparação do edital de oferta dos cursos ainda nessa semana. A previsão é que as aulas iniciem em outubro de 2021.

Parceria – O Termo de Compromisso de Cooperação Técnica, para implementação de cursos técnicos e de capacitação profissional para a capital e interior do Estado, entre Cetam e Sedecti, foi assinado em 27 de abril e está em plena execução.

A iniciativa visa qualificar populações no interior e na capital para garantir uma vaga no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img