sexta-feira, setembro 20, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASCinco empreendedoras de Manaus terão suas histórias de vida e de superação...

Cinco empreendedoras de Manaus terão suas histórias de vida e de superação contadas em livros

 Selecionadas do projeto “Biografias Colaborativas“ se encontraram pela primeira vez na manhã desta quinta-feira. Ela vão passar por série de capacitações e receberão R$ 10 mil para investir em seus negócios

 Vanda, Rute, Michele, Maíse e Chay. Cinco mulheres empreendedoras de Manaus que terão suas histórias inspiradoras de vida, força e superação contadas em livros. Elas superaram a concorrência de mais de 70 inscritas e foram as cinco selecionadas para participar do projeto “Biografias Colaborativas”, do Ministério do Turismo, que está sendo promovido pela concessionária Águas de Manaus na cidade.

O Biografias vai transformar a vida dessas mulheres. Além dos livros, elas terão a oportunidade de capacitações especializadas e de um aporte de R$ 10 mil para impulsionar ainda mais os próprios negócios. Na manhã desta quinta-feira (08), as cinco selecionadas se encontraram fisicamente pela primeira vez e foram recepcionadas pelo diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada. Elas tiveram a oportunidade de interagir, trocar experiências e iniciar as capacitações em empreendedorismo.  “A gente fica muito feliz por poder contar as histórias dessas mulheres, por meio do projeto Biografias Colaborativas. Quero parabeniza-las pela vitória na etapa de seleção. Nosso objetivo é dar visibilidade para que as histórias delas inspirem outras pessoas na cidade”, pontuou o diretor-presidente da concessionária.

Ao longo do mês de julho, as biografadas vão passar por um processo de capacitação, coordenado pela associação Zagaia Amazônia, que também é parceira do projeto. As cinco empreendedoras receberão orientações para melhorar a gestão de seus negócios, além de seguirem com as próximas etapas do processo de criação e edição dos livros, ensaios fotográficos e mentorias.

Vitoriosas – Vanda Ortega é ativista indígena, tem 33 anos, técnica de enfermagem e costureira. Ele pretende investir o valor do prêmio na estruturação de um ateliê de roupas, para que a identidade do povo Witoto seja evidenciada nas peças produzidas. “Meu sentimento é de gratidão, por todos esses desafios que temos vivenciado. Participar do Biografias Colaborativas é um motivador pra gente pode sonhar novamente”, disse.

Rute Ferreira Lima tem 41 anos e é advogada. Ela teve uma reviravolta na vida quando sofreu um acidente de carro e precisou amputar uma de suas pernas. Hoje, ela é empreendedora do ramo ambiental, onde atua como consultora e pretende, com o prêmio, investir nessa área de atuação. “A Águas de Manaus está dando sua contribuição social e isso é muito importante. Eu vejo o trabalho de vocês junto às comunidades e principalmente o de ouvir o cidadão e estar mais perto e isso se representa aqui no Biografias Colaborativas. Fico muito feliz em ter sido selecionada”, conta.

Michelle Leite tem 34 anos e mora do bairro Aliança com Deus, zona Norte. É chef de cozinha e se realiza na culinária, ramo que empreende e onde deseja aplicar os recursos que serão obtidos junto ao projeto Biografias. “Perdi minha mãe para o câncer em 2018 e a partir daí eu fui buscando a superação. Toda essa história vamos contar no livro. Agradeço a empresa por me escolher para mais esse projeto”, disse.

Maíse Regina da Silva Ribeiro tem 53 anos, moradora do bairro Chapada, zona Centro-Sul. É bailarina, coreógrafa e professora de dança do ventre e pretende, com o projeto, investir em sua escola de dança, localizada no mesmo bairro em que mora. “Eu trabalho com mulheres 24 horas por dia e cada história que ouço é surpreendente. Pra mim, enquanto proprietária de um escola, em meio a pandemia, foi muito difícil, mas minhas alunas continuaram comigo e quero poder inspirar outras mulheres com minha história”, afirmou.

Chay Santos tem 31 anos e é publicitária, produtora de editorial de moda e tem uma agência, onde pretende investir os recursos obtidos no Biografias Colaborativas. “Que experiência incrível, um livro, vou contar minha história, junto com mulheres incríveis e eu só quero agradecer pela oportunidade”, pontuou.

Livros –  Cada uma das cinco mulheres selecionadas vai contar com biógrafas exclusivas, com as quais compartilharão suas histórias de vida, iniciando o processo de captação para confecção do livro. O lançamento das obras está previsto para o fim do ano e será disponibilizado para venda em livrarias e site. Os valores referentes aos direitos autorais da venda dos livros serão repassados para as biografadas.

Em convergência de mídias, o último capítulo será em branco, pois a renda das vendas será direcionada ao negócio de cada empreendedora. Assim, essas histórias inspiradoras continuarão sendo escritas a muitas mãos. Desta vez, com a participação do leitor que incentivar o projeto.  Os capítulos finais dos livros serão disponibilizados no site do projeto – um mês após o lançamento – para os leitores que adquirirem os exemplares.

O projeto Biografias Colaborativas é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Águas de Manaus, idealizado pela NBS SoMa, com realização da Sagre Consultoria, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img