quinta-feira, setembro 19, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASDeputado Roberto Cidade vai debater o "transporte hidroviário amazonense" em Audiência...

Deputado Roberto Cidade vai debater o “transporte hidroviário amazonense” em Audiência Pública

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), promoverá no dia 10 de junho, uma Audiência Pública para debater Projeto de Lei (PL) nº 44/2020, que regulamenta o transporte hidroviário de passageiros e cargas no Estado.

A regulamentação do transporte já foi tema de reunião do deputado Roberto Cidade com a cúpula do Governo do Estado em 2019. À época, o parlamentar era presidente da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento, solicitou ao Executivo que enviasse a Casa Legislativa um Projeto para a regulamentação do mesmo.

O PL foi apresentado no ano passado pelo Governo do Amazonas e Cidade prometeu a categoria, um debate sobre o assunto, antes de colocá-lo em votação. A ideia, segundo o deputado, é formatar a melhor maneira de regularizar esse tipo de transporte bastante comum nos municípios do interior.

“O Amazonas possui a maioria de seus municípios banhados por rios que interligam todo o Estado. Nossos rios são o meio de transporte mais utilizado pelos amazonenses, e em alguns municípios, o único meio de acesso é por meio de barcos e lanchas de transporte de passageiros e cargas. Nesse sentido é fundamental a regulamentação do transporte hidroviário”, disse.

O projeto

O Governo do Amazonas encaminhou ao Parlamento, no dia 12 de fevereiro do ano passado, o PL que institui o Sistema de Serviço Público de Transporte Hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas denominado SPTHI.

De acordo com o PL, fica definido como transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas o serviço de navegação entre dois ou mais municípios em leitos de rios, lagos, furos, paranás e outros cursos d’água operado por embarcações de pequeno, médio ou grande porte, mediante pagamento de tarifas pelos usuários.

A proposta estabelece, ainda, que compete exclusivamente ao Estado do Amazonas, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), explorar diretamente, ou mediante autorização, os serviços de transporte hidroviário intermunicipal.

A Audiência está marcada para o dia 10 de junho, às 14h30, no plenário Ruy Araújo na Aleam e acontecerá no formato híbrido (presencial e online).

Foto: Evandro Seixas

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img