quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASAnimação premiada , MADE IN AMAZONAS, no ar desde o dia 25...

Animação premiada , MADE IN AMAZONAS, no ar desde o dia 25 no AniClub Studio(com video)

“O Menino que Ouvia a Natureza” é um projeto do designer amazonense Brendo Balieiro e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Feliciano Lana. A obra foi dublada pelos experientes atores Paulo Queiroz e Narda Telles

Hoje (25/04), a animação “O Menino que Ouvia a Natureza”, do designer Brendo Balieiro, tem estreia dupla na Internet. A obra será exibida no canal do YouTube do AniClub Studio (https://youtu.be/EF5kJsLhSCY) e na página do Facebook do estúdio (https://www.facebook.com/AniClubStudio).

O AniClub Studio tem como objetivo divulgar o desenvolvimento de trabalhos profissionais de artistas de animação, de ilustradores, de produtores visuais e também posta dicas de desenho, curtas de histórias em quadrinhos no estilo Mangá, entre outras atividades.

O projeto, que foi contemplado pelo Concurso Público Edital nº 05/2020 – Programa Cultura Criativa 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, na área Economia Criativa e Solidária (Design), produção apresenta o sonho de uma criança que vive em um lindo lugar, cheio de árvores, rios e animais, que é ameaçado pela ação destruidora do homem, que não se preocupa com as terríveis consequências de seus atos.

“Então, o mundo fica cheio de escuridão, tristeza e vazio. É aí que o homem percebe, que destruiu sua própria felicidade, pois sem a natureza tudo fica desprovido de significado. Então, depois de mostrar tudo isso ao menino, a Natureza explica que cabe as crianças cuidarem do planeta e serem a maior esperança da vida de todos os seres”, explica Brendo Balieiro.

Brendo afirma que o apoio da Lei Aldir Blanc foi fundamental para a concretização da animação. “Eu queria passar uma boa mensagem e, ao mesmo tempo, criar um ponto de partida para muitas outras produções. E foi graças a essa verba da Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Feliciano Lana, que tal objetivo foi alcançado neste ano de 2021. Sou grato por receber essa oportunidade e irei continuar daqui para frente a desenvolver novos projetos e buscar uma qualidade cada vez maior.

Artistas e técnicos famosos participam da produção

A direção geral do projeto é de Brendo Balieiro, que também assina a produção em parceria com o produtor visual e cenógrafo João Pedro Taneda. Os coloristas são Brendo Balieiro, Denise Lima e Jefferson Silva. O roteiro foi desenvolvido por Brendo Balieiro e pela atriz Narda Telles, que também faz a narração da personagem Natureza. A animação é de Brendo Balieiro e Jefferson Silva.

A obra contém músicas originais que foram criadas pelo ator Paulo Queiroz, que também faz a narração geral da história, canta em alguns momentos da produção e assina os arranjos musicais juntamente com César Serafim, que ficou responsável também pelos efeitos sonoros da obra. Lucas Lima de Mello, do AniClub Studio, fez a edição de vídeo. O local utilizado para as gravações foi o Estúdio Jovem das Produções.

Preocupação pedagógica e ambiental

A animação tem, entre seus objetivos, estimular a conscientização ambiental na infância. “Acredito que desenvolver um curta metragem de animação, com a utilização da tecnologia, pode ser uma excelente estratégia para passar a mensagem de que devemos preservar o meio ambiente. Afinal, o potencial da comunicação visual tem se destacado em meio à sociedade e deve ser aproveitado para apoiar a educação.

O autor do projeto afirma que quanto mais cedo as crianças aprenderem a valorizar a natureza, maior será a possibilidade de se construir um senso de proteção ao planeta. “Uma ótima maneira de realizar esta consciência é assistir com as crianças animações que discutam a temática de forma lúdica”.

Brendo destaca que, além da característica lúdica, o trabalho pode ser utilizado como recurso pedagógico na educação ambiental. “Acredito que o Brasil possui um enorme potencial na arte de animação e que produtos como este, 100% nacional, vão proliferar como meio de entretenimento e de ensino. E como profissional da área, é de meu interesse realizar trabalhos de animação que contribuam para a educação infantil e que façam parte da programação cultural do Estado, através das plataformas digitais”.

Contatos

Os contatos de Brendo Balieiro são (92) 98235-1719 e brendotelesbalieiro@gmail.com. Os trabalhos do artista podem ser observados no perfil do Instagram @teles._16 e no perfil pessoal do artista no Facebook (https://www.facebook.com/brendo.balieiro.3/) e na página do Facebook do AniClub Studio (https://www.facebook.com/aniClubStudio). O perfil profissional do designer pode ser consultado no Linkedin (Brendo Baileiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img