quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASTrês cidades do BR entre as mais arborizadas do mundo. Maior cidade...

Três cidades do BR entre as mais arborizadas do mundo. Maior cidade da Amazônia brasileira, fora!

FAO inclui Campo Grande e São Carlos recebem distinção pelo segundo ano consecutivo.
Manaus, a maior cidade da Amazônia Brasileira, está mais uma vez, fora da lista

A Fundação Arbor Day e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, anunciaram as cidades reconhecidas por meio do programa Cidades de Árvores do Mundo.
Este ano, foram escolhidos 120 centros urbanos incluindo São Carlos e Campo Grande, pelo segundo ano consecutivo, assim como São José dos Campos.
Decepção é a capital amazonense estar fora da lista. Manaus, a maior cidade da Amazonia Brasileira, deveria dar o exemplo de integração com a natureza, unindo desenvolvimento com a valorização do verde, mas passa despercebida quando o assunto é ARBORIZAÇÃO.
Depois de 8 anos de um prefeito boquirroto, que chegou a chorar pedindo ajuda para uma criança ambientalista, ao analisarmos o trabalho feito quanto ao meio ambiente, a lacuna da arborização aparece gigantesca. Obras do tipo “cala a boca” foram feitas, mas o resultado é pífio.
Antes dele, Amazonino Mendes, considerado o pior prefeito eleito na história de Manaus(2009-2012), não havia feito praticamente nada quanto à Arborização.
No período de Serafim Corrêa(2005-2008), pouca coisa também foi feita, visto que a cidade vinha de uma gestão que investiu pesado em arborização (Palmeiras Reais), árvores não tropicais que consumiram milhões de reais (enriqueceu o produtor e o transportador de Rondônia e empobreceu Manaus) sem produzir nenhuma fruta, sem oferecer nenhuma sombra e que hoje, menos de 20 anos depois, não aparecem na paisagem manauense.
Uma lástima administrativa, que contagia prefeito a prefeito e que deixa Manaus empobrecida.

Índia e México

A seleção agraciou capitais em seis continentes. O país campeão da lista é os Estados Unidos com 38 cidades incluindo Nova Iorque, São Francisco e Germantown, no estado do Tennessee. Guadalajara, no México; Toronto, no Canadá e Hyderabad, na Índia também receberam o título de Cidades de Árvores do mundo.

A lista completa de comunidades reconhecidas está disponível aqui.

Compromisso

Para receber esse reconhecimento, cada uma dessas cidades teve de provar seu compromisso com as árvores e a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.

As cidades eleitas este ano farão parte de uma rede que continua a crescer, proporcionando uma oportunidade de aprender umas das outras, enquanto buscam a excelência em silvicultura urbana.

Dan Lambe, presidente da Fundação Arbor Day Foundation, deu as boas-vindas às cidade reconhecidas e disse que os benefícios que as árvores proporcionam às áreas urbanas são imensuráveis.

Foto: Diogo Gonçalves / PMCG – A cidade brasileira de Campo Grande foi reconhecida no programa Cidades de Árvores do Mundo

O programa

O programa Cidades de Árvores do Mundo é uma parceria da FAO e da Fundação Arbor Day, lançada em 2019, para conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.

A primeira Conferência das Cidades Árvores do Mundo foi realizada virtualmente em outubro de 2020. O reconhecimento por meio do programa Cidades de Árvores representa o primeiro passo para alcançar uma visão verde para a qualificação de cidades.

A Iniciativa Cidades Verdes da FAO reunindo a agenda alimentar urbana com objetivos socioeconômicos e ambientais visa melhorar o bem estar das pessoas ao promover espaços verdes, indústrias, economias e um estilo de vida verdes por meio da integração das áreas urbanas e periurbanas, silvicultura e sistemas agroalimentares sustentáveis no planejamento urbano.

Foto: Climatempo

Foto: Unsplash/Jann And – Floresta vertical em Milão, Itália, também na lista das cidades comprometidas com o futuro da vida sustentável

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado por OMM – ONU NEWS. Para acessar a publicação original

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img