quinta-feira, setembro 19, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA NO AMAZONASAmazonas pode ter afastamento histórico de uma bancada inteira

Amazonas pode ter afastamento histórico de uma bancada inteira

republicado de :  AREALIDADEDOPOVO.COM.BR

As operações contra corrupção no Amazonas tem ganhado dimensões nacional e internacional.

Além da investigação feita pela PGR, CGU e PF até a Interpool está acompanhando o caso dos desvios das verbas federais pelo que foi chamado de Organização Criminosa e “Máfia do Amazonas”.

Além do suposto envolvimento do Governador (Wilso Lima) e Vice (Carlos Almeida) do Estado Amazonense, foi muito divulgado na grande mídia nacional – como O Antagonista que tem dado forte destaque, a CNN e até o Jornal Nacional – o desenrolar das operações com eventual participação inclusive de Parlamentares ligados a base do governo.

O que ficou conhecido como “bancada dos 5%” em matéria noticiada pelo G1 (da Globo) aguardava denúncia do Ministério Público Federal para prosseguimento.

Segundo fontes, o Procurador da República responsável pela força tarefa já haveria assinado a denúncia contra quase 10 Deputados Estaduais do Amazonas.

A responsável direta pelo caso seria a Dra Lindora, Subprocuradora Geral da República. Mas, segundo informações, o caso está sendo feito por um Procurador que teria feito a denúncia para o TRF1 (Tribunal Regional Federal da Primeira Região) o qual seria o órgão competente para Julgar Deputados Estaduais em crimes de corrupção

A fonte, ligada ao judiciário e que por medo de se identificar, pediu-nos sigilo, afirmou categoricamente que na denúncia feita pelo Procurador que ficaria em Minas Gerais está devidamente fundamentada nas inúmeras provas colhidas na primeira fase da operação.

O principal meio de prova que instruirá o processo foi obtido graças a apreensão do celular do governador Wilson Lima que, segundo informações, estaria recheado de conversas escusas.

Com isso, a notícia é de que em breve teremos o maior afastamento de mandatos da história do Brasil e poderá ser expedida pelo TRF1 e não pelo Relator Francisco Falcão (STJ) como pensavam alguns.

No caso, pelo que se tem acompanhado inclusive pela mídia, os nomes de 08 deputados ligados a base do governo teriam supostamente participado do esquema criminoso. Além desses 08 parlamentares, pelo menos mais 1 Deputada muito forte na mesa diretora teria sido denunciada para este mesmo processo.

======================

No depoimento que vazou hoje, ficou confirmado, pelo vice-governador do Amazonas (Carlos Almeida) que a Deputada Estadual Alessandra Campelo (MDB) esteve reunida pessoalmente com ele.

Conforme noticiado pelo portal “O Antagonista” a Deputada esclareceu dizendo que “minhas conversas são sempre republicanas”.

O que não se sabe é se realmente o que foi tratado na reunião entre Carlos Almeida e Alessandra Campelo eram realmente apenas conversas republicanas conforme alegado ou não.

Com o avanço das investigações da PF e da CGU bem como o desdobramento da operação Sangria, saberemos a verdade sobre essa tão curiosa reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img